No caminho que fazemos com Jesus para Jerusalém, na subida discipular em que acompanhamos o mestre, vamos aprendendo as atitudes e gestos fundamentais no seguimento ao Senhor. Em cada liturgia, o evangelista Lucas nos ajuda de forma catequética, a nos inserirmos num caminho verdadeiro e autêntico como discípulos de Jesus.
Neste próximo domingo, a liturgia toda estará permeada pelo tema da oração como atitude permanente de fé e confiança na graça e na força do Senhor. As duas dimensões fundamentais que nos orientam são a necessidade de rezar e de rezar sempre. O povo, em geral, confia muito no poder da oração, porém, há uma disfunção no aspecto de que o rezar está ligado ao fato de alguma necessidade, não necessariamente como uma realidade contínua e constante na vida dos homens.
A oração, movida pela fé, é o encontro e o diálogo pleno com Deus. Acreditar na força que vem do alto, nos move a entrarmos em comunhão e sintonia com o Pai, que compreendemos como sendo infinitamente bom, ou seja, não pedimos ou rezamos a um Deus que possa ser indiferente ou distante da história humana.
A melhor expressão de oração são os salmos, no sentido de que eles levam a pessoa a se voltar para Deus em qualquer situação da vida, seja na prosperidade, na alegria, na angústia, no sofrimento. Enfim, em todos os momentos da história humana somos convidados a buscar o Senhor, com fé e confiança, sem jamais cansar ou desistir. O exemplo da parábola do juiz iníquo e da pobre viúva nos ajudam a compreender que diante do pobre que clama, Deus jamais ficará indiferente, pois até mesmo um juiz mau é capaz de atender e fazer justiça. Logo, Deus como sumo bem, só poderá justificar os que gritam e clamam por Ele.
Portanto, neste domingo, queremos compreender que rezar é um gesto que deve acompanhar a vida dos crentes, não em forma de pedidos e quando de necessidades, mas de comunhão plena e constante com a vida do Senhor. Rezar e rezar sempre é uma atitude de todo aquele que acredita no poder de Deus, o qual nos transforma e nos plenifica no caminho da salvação.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
PROGRAMAÇÃO
18/10 – 10h – celebração ecumênica na UNIMED – dia do médico.
19h30 – Missa na comunidade Santa Rita.
20h – Terço dos homens na igreja São Pedro e São Paulo.
19/10 – 8h – Reunião dos ministros extraordinários da comunhão.
8h – Ensaio de cantos aberto a toda a comunidade.
15h30 – Missa na comunidade Tres Santos Mártires – Passo da Amora.
17h – Missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande.
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva.
20h30 – “Jantar de Colores” salão paroquial – valor R$30,00.
20/10 – 8h30 – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva.
10h – Missa na comunidade N. Sra. Da Glória – Germano Henke.
10h – Missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube.
10h30 – Missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi – missa da festa.
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva.
21/10 – 18h30 – preparação da liturgia do fim de semana.
22/10 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac.
19h30 – Escola Vivencial do MCC.
23/10 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva.
FESTA DE APARECIDA – ocorre neste domingo a festa da comunidade Nossa Senhora Aparecida – Muda Boi. A comunidade está em construção e, por isso, somos convidados a dar este apoio a esta porção do povo de Deus de nossa paróquia. Programe-se:
10h30 – missa
12h – almoço (churrasco e complementos) – R$ 30,00
14h – reunião dançante e demais atrações