Queridos irmãos e irmãs, iniciamos a Quaresma, tempo de conversão, de jejum, oração e caridade que nos prepara para a grande solenidade da Páscoa do Senhor. É um tempo fortemente penitencial, que nos abre à experiência da misericórdia de Deus, de modo muito especial pelo sacramento da reconciliação. O Evangelho deste Domingo (Lc 4, 1-13) nos diz que Jesus foi guiado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo demônio. Esta é uma imagem deste tempo quaresmal, somos guiados pelo Espírito Santo ao deserto do nosso coração, onde travaremos a batalha mais desafiadora de nossa vida: as tentações.
Quando, pela força do Espírito Santo, nos colocamos em atitude de enfretamento de nossas tentações e as vencemos pela graça de Deus, nos tornamos mais fortes e resistentes às dificuldades e percalços em nossa vida de fé. A primeira tentação de Jesus era para transformar as pedras em pães, fazendo de Cristo uma espécie de reformador social apenas, mas o Senhor sabe que não é só de pão que vive o homem, mas sim de toda a Palavra de Deus. O eterno tem prioridade sobre o temporal!
A segunda tentação de Jesus tinha o objetivo de desviá-lo da cruz, fazendo-o lançar-se do pináculo do templo para que os anjos aparecessem e assim Jesus atrairia multidões, como se fosse um show de rock. Era a tentação do orgulho e ostentação. Jesus não quer ser popular, quer ser o Salvador! A terceira tentação do demônio era para que fosse feito um pacto entre o bem e o mal, onde ele daria a Jesus todos os reinos da terra se Ele o adorasse. Esta tentação daria a Cristo o mundo, mas não o poderia transformar, pois estaria sob a influência do pecado e de satanás.
Cristo, então, não veio para ser um reformador social, um popstar popular ou um político que faz alianças pelo poder. Cristo veio para inaugurar o Reino de Deus por meio da cruz. O demônio lhe ofereceu “atalhos”, mas estes não cumpririam a Sua divina missão. Nós também, neste tempo quaresmal, não queremos atalhos ou facilidades, mas queremos nos configurar a Cristo Jesus. Tenham todos uma frutuosa Quaresma!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO:
4/03 |15h Adoração ao Santíssimo
15h30 – Missa Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)
18h30 – Via Sacra – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)
18h30 – Via Sacra – Comunidade Menino Jesus de Praga (Trilhos)
18h30 – Missa Comunidade Santa Rita (Cinco de Maio)
5/03 |15h30 – Missa Comunidade Três Santos Mártires (Passo da Amora)
19h – Missa Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)
6/03 |8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)
10h – Comunidade Nossa Senhora da Glória (Germano Henke)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)
9/03|19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)