Nos aproximamos da grande solenidade que encerra o ciclo pascal, onde intensamente proclamamos o Senhor Ressuscitado. É uma festa envolvida no grande evento Cristo, pois corremos o risco de torná-la isolada, quando na verdade é parte de um mesmo acontecimento, a saber, o mistério pascal.
Celebrar Pentecostes é vivenciar o derramamento do Espírito sobre a comunidade reunida e os cristãos de todos os tempos. Contudo, é preciso cuidar para que não façamos dele um fato histórico literal, muito mais preocupado no aspecto miraculoso das “línguas de fogo”, do falar em línguas estranhas, mas mergulhar no sentido profundo do mistério celebrado.
O grande milagre desta festa é que acontece uma compreensão inesperada e uma possibilidade de entendimento universal nunca vistos. Se no Gênesis a “Torre de Babel” é a “bagunça generalizada”, o pentecostes é a harmonia de todos os povos. A diferenciação de culturas e línguas é derrubada pela ação do Espírito, pelo qual os diferentes se abraçam. Eis o grande milagre: a linguagem de Deus é impressa no coração humano, e esta, podemos afirmar que é o amor, pois é o único “código” que todos compreendem. O milagre não é o excepcional traduzido em fantástico, mas é a capacidade de diferentes se unirem numa só voz para narrarem as maravilhas de Deus.
Portanto, a liturgia nos envolve com o Espírito de Deus derramado em nossos corações. Por Ele, Deus imprime na humanidade uma nova lei, sem pedras e escrita a mão, mas no amor que encobre nossas diferenças e limitações, a fim de sermos um só povo a narrar os grandes feitos do Senhor. Com o salmista podemos cantar: “enviais o vosso Espírito e as criaturas renascem e da terra toda a face renovais”.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Missas Sexta-feira 21/05/2021
19h – Comunidade Santa Rita (Santa Rita)
Missas Sábado 22/05/2021
15h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Assentamento)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Missas Domingo 23/05/2021
8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
10h – Comunidade Santo Antônio (Aeroclube)
10h – Comunidade Menino Jesus de Praga (Trilhos)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Quarta-feira 26/05/2021
19h – Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)