Estamos chegando ao fim do ano litúrgico, e a liturgia nos ajuda a olharmos o horizonte definitivo de nossa história. Se domingo passado o tema girava em torno da ressurreição, neste próximo meditaremos o ser fiel diante das dificuldades, o que gera esperança a partir do Evangelho, pois “é permanecendo firmes que ireis ganhar a vida”, nos diz Jesus.
O evangelho do XXXIII domingo nos coloca diante de duas situações. A primeira está ligada a compreensão de como será o fim dos tempos. No uso do gênero apocalíptico é nos dada uma visão de algo pavoroso, difícil, temeroso. Imagens de lutas, guerras e tempestades são sinais de um fim grandioso. Porém, Jesus mostra que isto não é motivo de medo e temor, e sim, são sinais necessários para a consumação dos tempos.
Numa segunda parte, o centro do relato, contemplaremos uma palavra de confiança dirigida aos discípulos e seguidores do mestre. Jesus é extremamente realista diante dos desafios que nascem da fidelidade ao evangelho, inclusive desavenças familiares, pois nem todos entendem e compreendem a dinâmica do Reino. Portanto, esta palavra é de profunda esperança e de alento ao povo, especialmente no tempo em que é escrito, ou seja, período de perseguições e adversidades ao cristianismo.
Contudo, se naquela época havia conflitos e desafios, não é diferente nos dias atuais. Numa era sempre mais pós-cristã, viver a fidelidade à Palavra de Deus torna-se uma missão árdua e desafiadora. O testemunho fiel ao projeto de Jesus Cristo é a grande necessidade neste mundo moderno, onde tantas ideologias ou projetos apenas humanos parecem ocupar o lugar de Deus na história humana. O mundo e a Igreja estão precisando de autênticos testemunhos de vida e de fé, os quis revelam a presença e a ação de Deus no mundo.
Portanto, que deixemos o Espírito Santo agir em nós, pois é Ele que será o auxílio em nosso favor, pois com sua força e sua luz encontraremos o caminho que nos levará a vida plena. A plenitude não vem de graça, mas com a graça que sustenta nossa fidelidade.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Timbaúva
PROGRAMAÇÃO
16/11 – 8h – Ensaio de cantos aberto à comunidade – Prof. Adriano.
15h30min – Missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora.
17h – Missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande.
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva.
17/11 – 8h30min – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva.
10h – Missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube.
10h – Missa na comunidade N. Sra. Da Glória – Germano Henke.
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva.
20h – Reunião dos catequistas de crisma.
18/11 – 18h30min – Preparação da liturgia do fim de semana.
19/11 – 19h – Missa na comunidade da Tanac.
20/11 – 19h30min – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva.
20h30 – Reunião da festa dos 60 anos.
21/11 – 19h – Missa na associação do bairro Municipal.
CORRIDA E CAMINHADA DOS 60 ANOS – a paróquia está promovendo um evento esportivo em comemoração aos 60 anos de paróquia. Sinta-se convidado a estar conosco, correndo ou caminhando. Um jeito diferente de viver em comunidade.detalhes:
Dia – 8 de dezembro, domingo, pela manhã
Onde – Saída defronte a Igreja da Timbaúva
Valor: para corrida R$ 30,00 e caminhada 1kg de alimento
Mais informações na secretaria paroquial