O Reino de Deus

Jesus continua a orientar seus discípulos na dinâmica do Reino. Depois de mostrar o destino do discípulo, o qual deve ser o mesmo que do mestre, ou seja, da rejeição, da cruz e da ressurreição, agora Ele mostrará aos seus que o foco da evangelização é o Reino de Deus.
A crise que se avista entre Jesus e seus seguidores é o fator da exclusividade da mensagem evangélica. Para certo grupo, os próximos de Jesus, o monopólio da “fé” pertence a eles, e por isso, ninguém mais pode operar milagres em nome de Jesus. Ainda hoje temos resquícios dessa cultura exclusivista, a qual impede que outros que são comungam da mesma idéia que nós participem do trabalho evangelizador.
Essa postura é criticada por Jesus pelo fato de que o bem só pode ser feito em nome de Deus. Ninguém poderá libertar outrem se não for na ótica divina, isto é, a bondade brota sempre da ação divina através dos evangelizadores. O foco deverá ser sempre o Reino de Deus, para o qual todos são convidados, e não tanto a “igreja” estrutura, formada apenas pelos homens.
A dinâmica do Reino de Deus requer da humanidade a capacidade de fazer cortes e renúncias, pois nem tudo condiz com a perspectiva que Jesus veio apresentar e oferecer. As imagens que o evangelho nos apresenta, dos cortes que devemos fazer, são sinais que é preciso “podar” situações na vida da gente caso atrapalham a caminhada em sintonia com o projeto de Deus. Ser discípulo também é saber “largar” realidades que não pertencem ou que são adversas à proposta do evangelho. Chega um momento da vida de fé em que já não é mais possível conciliar todas as situações, mas fazem-se necessários cortes, muitas vezes doloridos, mas fundamentais para alcançar o Reino de Deus.
Portanto, neste domingo uma vez mais somos provocados pela liturgia a acolhermos a dinâmica do Reino, da qual participam todos os que forem capazes de “podar” fatores e escolhas de sua existência, por mais dolorosos que possam parecer, mas com as quais não conseguiremos jamais ser discípulos do mestre. Só na renúncia do mal e do pecado seremos discípulos de Jesus.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

PROGRAMAÇÃO:
27/09 – 19h30 – missa no bairro Estação c/ imagem peregrina
28/09 – 16h – missa na Casa de Amparo “Mão de Deus” c/ imagem peregrina
19h – início do Cursilho de Mulheres
19h30 – missa na comunidade Santa Rita c/ imagem peregrina
29/09 – 17h – missa na comunidade São Pedro – potreiro Grande c/ imagem peregrina
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ batizados
30/09 – 8h – início do Encontro Diocesano das Comissões paróquias – Tupandi
8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ bodas de ouro
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube c/ imagem peregrina
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
02/10 – 14h30 – reunião da pastoral da Saúde
15h – encontro das zeladoras de capelinhas
19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac c/ imagem peregrina
03/10 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
PROCISSÃO E MISSA DE APARECIDA – dia 12 ocorre a 5ª procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida de nossa paróquia. Uma experiência de fé que veio para permanecer junto a nossa comunidade. Sinta-se convidado a rezar conosco com fé e devoção. Detalhes:
Dia: 12 d eoutubro
Horário: 18h30 a procissão e 20h a missa solene
Trajeto: saída da comunidade N. Sra. Aparecida do Assentamento, aos fundos da UNISC em direção à Timbaúva, onde será celebrada a missa na comunidade São Pedro e São Paulo.

Últimas Notícias

Destaques