Como diz o ditado: “gestos dizem mais que as palavras”. Estamos no tempo da comunicação, redes sociais, o virtual ocupando o espaço do real, também por necessidade, mas é certo que nos comunicamos muito mais do que em qualquer outro tempo.
Deus também quis se comunicar conosco. A manifestação do amor divino é desde a eternidade, mas se tornou mais visível na encarnação e na vida de Jesus. Todos os seus atos foram carregados do amor para com os homens, mas chegou o tempo em que isto se tornou mais visível, por isso João dirá: “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
O amor supremo de Jesus pelos seus é transformado em gesto, ou gestos, os quais meditamos, contemplamos e rezamos durante o Tríduo Pascal. Uma celebração em três momentos, os quais revelam o paradoxo “escandaloso” do amor de Deus pelos homens, quando ainda éramos pecadores, diria Paulo. O lava-pés, sinal inseparável da eucaristia, a cruz como “trono” do Rei Jesus, o sepulcro como compaixão com os que morreram, são sinais de um Deus que nos salva não pelo poder, mas pela sua fraqueza, transformada em amor extremo.
Saibamos vivenciar estes dias em profunda oração e silêncio, meditando e escutando um Deus que nos fala não em palavras, mas em gestos de entrega e amor total. Por fim, culmina tudo no júbilo exultante da noite pascal, em que nossas trevas, medos e angústias são iluminadas pela Luz do Ressuscitado, com O qual queremos ressurgir em vida nova, e assim poderemos dizer: o amor venceu a morte, e quem ama para sempre viverá.
Uma abençoada Páscoa.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Sexta-feira Santa – 15h – Paixão do Senhor
Sábado 03 de abril
19h – Vigília Pascal
Domingo de Páscoa – 04 de abril
8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
10h – Comunidade Nossa Senhora da Glória – Germano Henke
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz
Quarta-feira – 7 de abril
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – Matriz