O Coração de Jesus

Celebramos em nossa paróquia a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Aliás, todo o mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração. Mas, por que celebrar o Coração de Jesus? Por que não seu cérebro, braços, pernas, que também são sagrados? No dicionário, a definição de coração é: “Coração é um importante órgão muscular, formado principalmente por músculo cardíaco, que faz parte do sistema cardiovascular. É esse sistema que garante que o sangue seja transportado para todo o organismo, e o coração exerce importante papel nele, uma vez que atua bombeando o sangue”. Percebemos aqui a importância do coração no organismo, mas outros órgãos também têm sua importância e são indispensáveis à vida. Logo, esta solenidade não está fundamentada no fator biológico. Para encontrar a resposta a estas perguntas, temos de ir mais a fundo, voltar ao povo do Antigo Testamento. Na Escritura, o coração simboliza o local de onde brotam os sentimentos mais profundos das pessoas. É o centro de onde emanam não só os sentimentos, mas, também, as boas ou más intenções. Coração, então, é o lugar da sabedoria.

Em linguagem popular dizemos, por exemplo, que nosso coração está partido, quando nos decepcionamos ou ficamos tristes. Que nosso coração é duro, quando não perdoamos. Coração machucado, quando guardamos mágoas, e tantas outras expressões. Nosso coração tem limitações, muitas vezes é invejoso, mesquinho e rancoroso. Até quando amamos, está presente o ciúme, o interesse e o egoísmo. De fato, temos um coração ferido pelo pecado. E nós constatamos facilmente esta realidade pela simples análise de nós mesmos. Já o Coração de Jesus ama de um jeito perfeito. Nesse Sagrado Coração não há lugar para o pecado, mas somente para o amor. O Coração de Jesus também é ferido, mas não pelos seus pecados, pois não existem, mas pelos nossos. A lança que transpassou Seu Coração foram nossos pecados, e Ele morreu para redimi-los e ressuscitou para nos justificar. Jesus possui um Coração ferido pelo amor que tem por nós, e procura pessoas que possam “reparar” esta ferida, ou seja, que amem como Ele nos amou e vivam segundo Sua vontade. Assim reparamos o Coração de Jesus por tanto amor não correspondido.

Nossa oração hoje é: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!” Ter um coração semelhante ao de Jesus é vencer as barreiras que nos impedem de amar. E é bom recordar que amor não é sentimentalismo, mas sim uma atitude diante das pessoas e situações que aparecem diante de nós. Então, como posso iniciar este processo em meu coração? Quando o Coração de Jesus foi transpassado pela lança (Jo 19, 34) saíram sangue e água. Desde os tempos apostólicos interpreta-se que são símbolos dos sacramentos do batismo e da eucaristia. Logo, para tornar nosso coração semelhante ao de Cristo, é preciso deixar-se banhar por este sangue e esta água. Vivendo nosso batismo com abertura à graça de Deus que nos justifica, especialmente pelo sacramento da reconciliação (que renova o estado de graça batismal) e comungando do corpo e do sangue do Senhor é que Ele nos transforma. Ao nos banhar com este sangue e esta água somos feitos participantes de Sua natureza e nosso coração semelhante ao Dele.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos

24/jun 10h – Casa de Amparo Mão de Deus
24/jun 17h – Dia do Sagrado Coração de Jesus – Tanac
24/jun 19h – Dia do Sagrado Coração de Jesus – 1ª NOITE NOVENA
25/jun 15h30 – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Assentamento)
25/jun 17h – Comunidade Santo Antonio (Aeroclube)
25/jun 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz) – 2ª NOITE NOVENA
25/jun 17h – Encontro de Acólitos
26/jun 10h – Comunidade Menino Jesus de Praga (Trilhos)
26/jun 8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
26/jun 12h – Almoço Comunidade N. Sra Aparecida – Muda Boi (Ginásio)
26/jun 19h Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz) – 3ª NOITE NOVENA
27/jun 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (matriz) – 4ª NOITE NOVENA
28/jun 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (matriz) – 5ª NOITE NOVENA
28/jun 12h15 – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanac)
28/jun 8h – Cáritas
28/jun 15h – Reunião da pastoral da criança
29/jun 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (matriz) – 6ª NOITE NOVENA
30/jun 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (matriz) – 7ª NOITE NOVENA
30/jun 19h30 – Grupo de Oração Renascer – Comunidade Santo Antonio (Aeroclube)

Últimas Notícias

Destaques