Queridos irmãos e irmãs! Jesus, quando se referiu a si mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida!” (Jo 14, 6). Nele encontramos A Vida que dá sentido e finalidade a nossa; Ele,que venceu a morte (Cf. 1Cor 15, 55-56); Ele, que é ressureição (Cf. Jo 11, 25) e alimento, o “pão da vida” (Cf. Jo 6, 48). Nele encontramos a verdade que nos liberta (Cf. Jo 8, 32), que nos santifica (Cf. Jo 17, 17) e nos faz reconhecer nosso pecado (1Jo 1, 8). Se Cristo é AVida e AVerdade, é o único caminho possível que nos leva ao Pai, pois Ele diz: “Ninguém vai ao Pai senão por mim!” (Jo 14, 6). Cristo se faz O Caminho, a ponte, que nos dá acesso ao conhecimento de Deus, a tal ponto de chama-lo de Pai.
O evangelho deste Domingo, terceiro do tempo pascal, vai dar continuidade a história dos discípulos de Emaús. Nesta narrativa, quando os discípulos voltam arrasados para Emaús depois de tudo que viveram em Jerusalém com a morte de Jesus, o Senhor ressuscitado começou a caminhar com eles, se colocou ao lado, no caminho. Jesus, sendo O Caminho, caminhou ao lado, ouvindo suas angustias e lhes dotando de uma força especial que abrasava seus corações. Enquanto estavam no caminho, Jesus lhes explicava as escrituras, lhes fazia entender, ou seja, lhes transmita verdades que emanavam da Verdade de sua pessoa. Por fim, quando todos estavam sentados ao redor da mesa, o Senhor parte o pão, ou seja, o pão da vida, e se dá em alimento para a vida do mundo. O evangelho deste domingo é a experiência profunda do Cristo como Caminho, Verdade e Vida.
Nós somos chamados a fazer esta experiência em nossas vidas, de caminhar com O Caminho, de aprender verdades da Verdade e de receber a vida da Vida. É nesta experiência que está fundamentado o cristianismo. Cristo se põe ao nosso lado no caminho de nossa vida para nos escutar, ensinar e se doar, mas de nós é exigido também uma atitude: se colocar a caminho! É necessário fugir da inércia, do comodismo, das nossas ideias sempre pré concebidas, é necessário ir ao encontro daquele que vem ao nosso encontro de coração aberto e com disponibilidade. Quando não nos colocamos a caminho nos fechamos no medo, no egoísmo e ficamos individualistas.
Por isso, não tenhamos medo! Vamos caminhar com esperança! Em frente, rumo ao encontro com o Cristo!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
Programação Paroquial
Dia 12/04 (Sexta-feira)
18:30min- Missa na Com. Menino Jesus de Praga (Trilhos)
Dia 13/04 (Sábado)
Não haverá missa na Com. Matriz
Dia 14/04 (Domingo)
9:30h- FESTA DA COMUNHÃO com Missa no Ginásio do SESI
15:30- Aula de violão na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
16:30min- Encontro do CLJ na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
Dia 16/04 (Terça-feira)
12:15min – Missa na Com. Sagrado Coração de Jesus (Tanac)
Dia 17/04 (Quarta-feira)
19h- Missa com Benção da SAÚDE na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
Dia 18/04 (Quinta-feira)
18:30min- Celebração da Palavra na Com. Sagrado Coração de Jesus (Tanac)
ATENÇÃO: A ÚNICA MISSA NA PARÓQUIA NO FINAL DE SEMANA DO DIA 13 E 14 SERÁ A FESTA DA COMUNHÃO NO SESI.