Uma das experiências mais comuns na atualidade é o sentimento de medo e insegurança. Numa realidade marcada pela violência, ódio, crime e assaltos, as pessoas vivem um medo constante. Ao mesmo tempo, há uma tremenda insegurança com relação ao futuro, a partir da rapidez, do imediato, dos valores corrompidos e das mudanças constantes pelas quais passa o mundo moderno.
Medo e insegurança: duas marcas dos dias hodiernos. Não podemos negar que haja também um medo ou então uma angústia com relação aos caminhos da fé e da Igreja. Por onde e para onde vamos? Como ser cristão numa cultura anticristã ou laica, como queiramos chamá-la. Talvez na história atual, marcada pela indiferença religiosa, no individualismo e intimismo religioso, tenhamos sérias dificuldades para vivermos o evangelho e anunciarmos Jesus Cristo.
Tudo isso que vemos está presente no evangelho do próximo domingo. Na liturgia que meditaremos em nossas celebrações, vamos nos deparar com a situação de perigo, perseguição e medo que atravessam aqueles que se entregam à missão do Reino. Jeremias na 1ª leitura bem como todo o evangelho (Mt 10, 26-33) nos colocam diante dessa situação.
Porém, a Palavra de Deus não está posta para incutir medo nos ouvintes, muito ao contrário, é uma palavra de confiança, de coragem e estímulo em vista da vivência a qual são chamados e convidados os apóstolos, profetas e os homens e mulheres de todos os tempos. Cada época tem seus desafios e dificuldades, portanto, a Palavra do Senhor sempre é atual, oferecendo a todos a possibilidade de nela encontrar a fonte de luz para sua caminhada.
Assim sendo, tenhamos em nós a graça de Deus, aquela que nos faz caminhar com ousadia, sem temer as adversidades e “perseguições” que se apresentam em nossa jornada. Ser cristão é viver o testemunho de amor, de profecia e de entrega plena à causa do Reino do Senho, com a certeza de que nunca estamos sozinhos, mas sempre acompanhados pela força de Deus.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco
Programação:
22/06 – 19h – Missa na associação do bairro Municipal
23/06 – 19h30min – 1ª noite da novena – D. Leomar Brustolin (coleta de arroz)
24/06 – 17h – Missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
18h – Missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
19h – Missa crioula na Timbaúva – (coleta do feijão)
25/06 – 10h – Missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – Missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
19h – 3ª noite da novena com Pe. Eduardo Haas – coleta do leite
26/06 – 19h30min – 4ª noite da novena com Pe. Alexandre Oliveira – (coleta do azeite)
27/06 – 19h30min – 5ª noite da novena com Pe. Iury Specht – (coleta da farinha)
28/06 – 19h30min – 6ª noite da novena com Pe. Fabiano Canal – (coleta do açúcar)
DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – Este é o grande dia que celebramos nossa paróquia. São 58 anos de evangelização, os quais queremos renovar a cada ano, com todas as comunidades reunidas, formando a grande família de Jesus Cristo. Queremos marcar esse dia de forma muito especial. Programe-se:
Quando? Dia 23 de junho
Programação: 9h – início da adoração
18h – Bênção do santíssimo
19h30 – Abertura da novena com missa. Nesta missa, como durante toda a novena, faremos a coleta de mantimentos para a festa e para montarmos cestas básicas às famílias carentes.