Queridos irmãos e irmãs, estamos com alegria vivendo o tempo do Natal. Junto a esta grande festa hoje celebramos os 63 anos de fundação de nossa amada paróquia, e para não deixar esta data passar sem a devida homenagem,teremos a Santa Missa e logo após uma confraternização na atual comunidade Sagrado Coração de Jesus no bairro TANAC, outrora a primeira Matriz. Somos chamados a render graças a Deus por toda a caminhada da comunidade e agradecer o ano que está chegando ao fim. NoDomingo, primeiro dia do ano, celebraremos a Solenidade de Maria Mãe de Deus. Maria, mãe do Verbo encarnado, nos trouxe a luz da vida e a verdadeira paz. Vamos iniciar o ano ao lado de Maria e pedir sua importante intercessão.
Para nos ajudar a refletir sobre a Solenidade de Maria Mãe de Deus deixo uma reflexão do nosso querido Papa Emérito Bento XVI proferida na basílica vaticana no dia 1° de janeiro de 2012: “Maria, a Virgem, esposa de José, a quem Deus escolheu desde o primeiro momento da sua existência para ser a mãe do seu Filho feito homem foi a primeira a ser preenchida por esta bênção. Ela, como a saúda Santa Isabel, é a “bendita entre as mulheres” (Lc 1,42). Toda a sua vida está na luz do Senhor, no âmbito do nome e do rosto de Deus encarnado em Jesus, o “fruto bendito do seu ventre”. O Evangelho de Lucas nos apresenta Maria deste modo: totalmente dedicada a conservar e meditar no seu coração tudo o que diz respeito ao seu filho Jesus (cf. Lc 2, 19.51). O mistério da sua maternidade divina, que hoje celebramos, possui de modo superabundante aquele dom da graça que toda maternidade humana traz consigo: de fato, a fecundidade do ventre sempre foi associada com a bênção de Deus. A Mãe de Deus é a primeira abençoada e é aquela que traz a bênção; Ela é a mulher que acolheu Jesus em si e o deu à luz para toda a família humana. Como reza a Liturgia: “permanecendo virgem, deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo Senhor nosso” (Prefácio da Virgem Maria, I).
Maria é mãe e modelo da Igreja, que acolhe na fé a Palavra divina e se oferece a Deus como ” terra fecunda” onde Ele pode continuar a cumprir o seu mistério de salvação. A Igreja, através da pregação, que espalha pelo mundo a semente do Evangelho, e através dos sacramentos, que transmitem aos homens graça e vida divina, também participa do mistério da maternidade divina. A Igreja vive esta maternidade, de modo particular, no Sacramento do Batismo, ao gerar os filhos de Deus da água e do Espírito Santo, que em cada um deles exclama: “Abba! Pai”! (Gal 4.6). Como Maria, a Igreja é mediadora da bênção de Deus para o mundo: acolhendo Jesus recebe a bênção e a transmite levando Jesus aos demais. Ele é a misericórdia e a paz que o mundo não pode dar para si mesmo e que o mundo precisa tanto e mais do que pão”.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL
30/12 – Sexta-feira
•19h – Missa em ação de graças pelo aniversário da paróquia na com. Sagrado Coração de Jesus (TANAC). Logo após partilha. Traga um prato de doce ou salgado!
31/12 – Sábado
•19h – Missa na com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
01/01 – Domingo
•NÃO HAVERÁ A MISSA DAS 08H30MIN NA COM. SÃO PEDRO E SÃO PAULO.
•19h – Missa na com. São Pedro e São Paulo (Matriz).
04/01 – Quarta-feira
•19h – Missa na com. São Pedro e São Paulo (Matriz).