Jesus Nos Recria!

No livro do Gênesis, escutamos as narrativas da criação, e que fique claro, de caráter didático e teológico, não científico ou histórico. Nos primeiros versículos do primeiro capítulo aparece: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra era sem forma e vazia, e sobre o abismo havia trevas, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: ‘Haja luz’, e houve a luz”. No capítulo segundo do mesmo livro, sobre a criação do homem afirma: “Então o Senhor Deus modelou, com o pó do solo, o homem e soprou-lhe nas narinas o sopro da vida; e o homem tornou-se um ser vivo”. Este é um verdadeiro hino à criação que culmina na observância do Sábado, quando Deus descansou, e por isso, seu povo devia observar este preceito de guardar o este dia dedicado ao Senhor.

Jesus, Filho do Criador, realiza no evangelho desde Domingo (Jo 9, 1-41) a cura de um cego de nascença. Nosso Senhor afirma (v.5): “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. Depois, usou do pó da terra, unido à Sua saliva (que é imagem da água viva do evangelho que escutamos Domingo passado) e aplicou nos olhos do cego. Após, mandou que o mesmo se lavasse na piscina de Siloé. Os judeus, ao invés de reconhecer neste milagre a ação de Deus, não o aceitam por ele ter acontecido num dia de Sábado, ou seja, de repouso. Os judeus ainda estavam no regime da lei, e Cristo inaugurava um tempo de Graça, dizendo que o Sábado foi feito para o homem, e não o homem para o Sábado (Cf. Mc 2, 27).

Então, este homem que era cego “desde o princípio” de sua vida, que estava nas trevas, resplandeceu sobre ele a Luz, que é o Cristo. Para isso ele dá de Sua Vida (a água da saliva) unido ao pó da terra, e refaz a vida daquele que era cego. A piscina de Siloé é imagem do Batismo, quando somos recriados (criados novamente) para a Vida Divina. Nascemos de novo, conforme Jo 3, 5: “Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nascer da água e do e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus”.

Por isso, a carta aos Efésios 5, 8-9a (segunda leitura desde Domingo) nos exorta: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Procedei como filhos da luz”. A proceder como filhos da luz é o que o Senhor nos convida, a nós que fomos recriados pelas águas do Batismo. Que possamos fazer um exame de consciência neste 4° Domingo da Quaresma: Quais são as trevas de minha vida? O que precisa ser iluminado pela luz de Cristo?
Pe. João Vítor Freitas dos Santos

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL
Sexta – 17/03
18h30 – missa na comunidade santa rita
19:30 – Visita ao semi aberto
Sábado – 18/03
15:30h – missa com. Três santos martires – passo da amora
17h – missa com. São pedro – potreiro grande
19h – missa com matriz são pedro e são paulo
Domingo – 19/03
08h30 – missa com matriz são pedro e são paulo
10h – missa com. Nossa senhora da gloria – germano
15h – missa com matriz são pedro e são paulo- inicio da festa de são patrício, comemoração do dia de são josé e aniversário do padre ludinei, será uma festa linda, com benção da cerveja, venda de comidas, musica bioa e muita alegria!
Terça – 21/03
12h15 – missa na com. Sagrado coração de jesus – tanac
Quarta – 22/03
19h – missa com matriz são pedro e são paulo

Atenção, estão abertas as incrições para catequese de primeira eucaristia:
Inscrições durante o mês de março, presencialmente, na secretaria paroquial
Se terça à sexta das 14h às 18:30h
Sábados das 8:30h às 11:30h
Requisitos para inscrição:
Documento do responsável e documento do catequisando ( rg, cnh, certidão de nascimento)
Lembrança do batismo
Completar 10 anos em 2023

Últimas Notícias

Destaques