A vida é feita de escolhas. Em cada momento existencial somos convidados e “obrigados” a tomar decisões. Por mais que queiramos unir e abraçar várias situações ao mesmo tempo, sabe-se que é preciso decidir, o que nos leva a renúncias, nem sempre fáceis, mas necessárias.
A liturgia deste domingo coloca-nos diante de dois caminhos: ou escolhemos permanecer e servir o Senhor, ou o abandonamos e decidimos por outras propostas. O que move e inspira a escolha? Seguir Jesus é uma decisão a partir da fé, quando escolhemos por experiência sermos discípulos. Tão somente o experimentar fará alguém seguir o caminho do Evangelho, muitas vezes duro, exigente e comprometedor. Desse modo, é preciso descobrir na própria história a presença amorosa e de vida que Deus nos oferece.
Por isso, diante da pregação e exigência de Jesus muitos abandonaram. Ainda em nossos dias muitos consideram muito exigente a vivência cristã, logo, preferem opções mais fáceis, imediatistas, prazerosas aos sentidos. Sem o essencial daquilo que significa a vida do Evangelho, com facilidade troca-se o projeto do Senhor pelas paixões mundanas. E hoje? O que faremos?
Portanto, num mundo laicizado e pós-cristão, pede-se sempre mais a radicalidade evangélica, onde a fé recebida no batismo e confirmada com amor e convicção, não pode ser adaptada aos projetos e vontades pessoais, mas ao “sonho” de Deus à humanidade. E com Pedro diremos: “a quem iremos Senhor; só tu tens palavras de vida”. Queremos vida? Busquemos seguir o caminho de Jesus Cristo.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Timbaúva
Missa sexta-feira 20/08/2021
19h – Comunidade Santa Rita (Santa Rita)
Missas Sábado 21/08/2021
15h30 – Comunidade Três Santos Mártires (Passo da Amora)
17h – Comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Missas Domingo 22/08/2021
8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
10h – Comunidade Santo Antônio (Aeroclube)
Quarta-feira 25/08/2021
19h – Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)