“Entre vós não deve ser assim”

Quem é o discípulo? É aquele que se deixa orientar e conduzir pelo seu mestre, procurando sempre estar em sintonia profunda com aquilo que lhe é ensinado. Jesus Mestre procurou formar um pequeno grupo de pessoas, capazes de assimilar seu projeto de vida, um tanto diferente daquilo que costumeiramente acompanhamos na história da humanidade.
Os paradoxos são contínuos na pregação de Jesus. Grande é aquele que serve; quem quiser ser o primeiro que seja o servidor de todos; os últimos serão os primeiros; a glória passa pela cruz e o sofrimento. Essas prerrogativas são desconcertantes no grupo dos seguidores do Senhor, os quais não compreendem que ser seguidor do homem de Nazaré será viver “na contramão” dos valores mundanos.
Desse modo, os discípulos demoram, desanimam e até mesmo se frustram com seu mestre. Assim como eles, também nós inúmeras vezes não compreendemos o caminho e o destino do cristão, aquele que segue as pegadas de Cristo. A partir disso, dois discípulos de Jesus pedem com ousadia e certa imposição, lugares de destaque no “Reino” que será instaurado. Claro, não assimilaram ainda o tipo de reinado que será instalado por Ele. Querem sentar a direita e outro a esquerda do trono. A partir disso, há certo alento para todos nós, pois também demoramos muito tempo ou uma vida inteira para entendermos, de fato, o que significa estar e seguir Jesus. Não é algo automático, mas é um processo longo, demorado, difícil e, inclusive, para muito, impossível de ser traçado.
Todavia, Jesus não é ingênuo. Ele conhece a forma como o mundo está organizado. Sabe que os grandes e poderosos dominam e oprimem os mais fracos, porém, Ele traça um novo perfil para o discipulado: “Entre vós não deve ser assim”. Os cristãos são convidados a serem diferentes, viverem de outra maneira, com outros valores e, acima de tudo, numa dinâmica de serviço e amor total para com os irmãos. Essa afirmativa de Jesus: entre vós…é algo fundamental para a transformação da realidade, pois como sal da terra e luz do mundo, os cristãos devem, necessariamente, oferecer outro jeito de formar relações, viver em comunidade, construindo fraternidade e amizade, não com imposição ou domínio sobre os demais.
Portanto, neste domingo, deixemos a Palavra de Deus nos mostrar que o cristão é chamado a ser um diferencial no mundo. A fé professada e vivida precisa transformar corações, realidades e, testemunhar outro modo de ser, no qual os fracos, os pobres e servidores serão os primeiros na ótica do Senhor. Grande é o servidor!!
“Entre vós não deve ser assim”.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

PROGRAMAÇÃO:
18/10 – 10h – celebração ecumênica na UNIMED pelo dia do médico
19h – Missa na associação do bairro Municipal
19/10 – 19h30min – missa na comunidade Santa Rita
20h – Terço dos homens na igreja São Pedro e São Paulo
20h – Reunião da Comissão paroquial da IVC
20/10 – 8h30min – Formação litúrgica catequética para a área de Montenegro – Taquari
17h – Missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo c/ rito da água com os crismandos
21/10 – 8h30min – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
10h – Missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube c/ batizado
10h – Missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
23/10 – 19h – Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac c/ batizado
24/10 – 19h30min – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA – MUDA BOI – acontece neste domingo a festa da comunidade no Muda Boi. Este ano com o lançamento da pedra fundamental da igreja; programação:
9h30min – bênção da pedra fundamental e início da procissão no local da futura igreja
10h – missa no pavilhão da comunidade
12h – almoço no valor de R$ 30,00
À tarde festejos populares com reunião dançante

Últimas Notícias

Destaques