Queridos irmãos e irmãs, não! Deus não precisa do ser humano para realizar Sua vontade. Aprendemos na catequese que Ele é onipotente, ou seja, possui toda a potência, todo o poder. De fato, criou todas as coisas do nada, fez o universo no qual hoje habitamos. Ele sustenta nossa frágil existência a cada dia. O que seria de nós sem a constante ação criadora de Deus em nossa vida? Sem Deus somos nada, somos pó. A primeira leitura de Isaías (6,1-2a.3-8) nos mostra de uma forma esplendorosa a visão da grandeza e do poder de Deus: “No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas. Eles exclamavam uns para os outros: ‘Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória’”.
No entanto, mesmo Deus não precisando de nossa colaboração, Ele quer que participemos e colaboremos com Ele. No final da mesma leitura do profeta Isaías Deus diz: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” E Isaías respondeu: “Aqui estou! Envia-me”. Deus envia o profeta para anunciar Seu nome, trabalhando e ajudando em Sua missão. Aqui estamos diante de um grande mistério: Deus quer a nossa colaboração! Ou falando de um modo mais forte: Deus quer realizar muitas coisas, mas através de nós! No evangelho (Lc 5, 1-11) percebemos a mesma lógica, Deus quer realizar o milagre concedendo os peixes para a alimentação. Mas para realizá-lo pediu que entrassem no barco e fossem para águas mais profundas. Simão disse: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. E assim, com a colaboração humana e a providencia de Deus, o milagre aconteceu!
Diante de Deus, a reação de Isaías e Simão foram muito parecidas. Isaías afirmou: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros…” Pedro ao ver o milagre da multiplicação dos peixes afirmou: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”. Diante de tanta bondade e santidade de Deus em querer que participemos de Sua divindade, o homem sente-se pecador. Este é um bom sentimento que nos afasta das vanglórias, é bom sentir-se pecador. É justamente conhecendo esta fragilidade humana que Deus nos sustenta pela graça e envia: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Não tenhamos medo de pescar junto de Deus os corações de muitos de Seus filhos e filhas que estão sedentos da Palavra da Vida.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos – Pároco
PROGRAMAÇÃO DOS HORÁRIOS DE MISSAS:
05/02 – 15h30 – Comunidade Três Santos Mártires (Passo da Amora) | Com benção de São Brás
– 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva) | Com benção de São Brás
06/02 – 8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva) | Com benção de São Brás
– 10h – Comunidade Nossa Senhora da Glória (Germano Henke) | Com benção de São Brás
– 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva) | Com benção de São Brás
09/02 – 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)