Deus é um pai bom

Irmãos e irmãs, o Evangelho é fonte segura para conhecermos e nos aproximarmos de Deus. No mundo existem diversas ideias, correntes ideológicas, filosofias, etc. que nos falam sobre Deus e estas, por sua vez, se distinguem entre elas e tomam direções diferentes. Como saber quem é Deus e o modo como Ele age? Às vezes, quando não temos uma boa intimidade com a Sagrada Escritura, acabamos absorvendo ideias sobre Deus estranhas ao cristianismo, por exemplo: a ideia de um “arquiteto do universo”, como se Deus fosse apenas um sábio matemático; A ideia de um Deus retribuidor, que põe em prática o “aqui se faz, aqui se paga” e assim nos castiga. A ideia de um Deus “energético” que apenas emana energias boas, etc. Diante de tudo o que o ser humano disse e escreveu sobre Deus, temos que ter discernimento e nem tudo absorver.

Já o Evangelho é diferente, não se trata sobre aquilo que o ser humano diz sobre Deus, mas é o relato das palavras e ações do próprio Deus encarnado que habitou no meio de nós. No Evangelho é Deus que fala e se revela como Ele é, por isso, é fonte segura para conhece-lo. Neste 4° Domingo da Quaresma escutaremos a parábola do filho pródigo (Lc 15, 1-3. 11-32) que nos mostra Deus como um pai escandalosamente misericordioso e acolhedor. Um Deus que, mesmo com nossos afastamentos e ingratidão, sempre nos acolhe e faz festa quando saímos de situações de morte e voltamos a viver. Ao ler e meditar esta parábola percebemos que Deus é, ates de tudo, um bom pai, que nos acolhe e promove.

Se Deus é Pai, nós somos filhos! Por vezes somos aquele que abandona a casa paterna, ou podemos ser aquele que sente inveja do irmão que voltou. Se o Evangelho diz a verdade sobre Deus, também revela a verdade sobre nós mesmos. Devemos nos identificar com o Evangelho! É preciso reconhecer nesta quaresma que o pecado está em nosso coração e somos mesquinhos em muitas situações. Não importa o quanto fomos ingratos ou invejosos, o importante é que Deus está a nossa espera, esperando que voltemos para casa, para a comunhão com Ele, para fazer festa conosco. Em cada Missa o Senhor nos oferece um banquete e nos convida a voltar. Que possamos fazer este caminho e fazer a experiência da bondade de Deus.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos

Programação e horários de missas:
25/03/2022 – 16h – Missa na Casa de Amparo Mão de Deus
18h30 – Missa Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Muda Boi)
18h30 – Via Sacra na Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
18h30 – Via Sacra na Comunidade Menino Jesus de Praga (Trilhos)
26/03/2022 – 08h30 – Reunião Pastoral do Dízimo
15h30 – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Assentamento)
17h – Missa na Comunidade Santo Antonio (Aeroclube)
19h – Missa na Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
27/03/2022 – 8h30 – Missa na Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
10h – Missa na Comunidade Menino Jesus de Praga (Trilhos)
15h – Encontro Pastoral do Batismo em Bom Princípio
15h – Reunião com os pais do CLJ – Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
19h – Missa na Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
29/03/2022 – 12h15 – Missa Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanac)
18h30 – Encontro preparação liturgia (para o final de semana)
19h – Café com fé | Palestrante Pe. Ludinei Marcos Vian / Tema: Campanha da Fraternidade
30/03/2022 – 19h – Missa na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)

Últimas Notícias

Destaques