Queridos irmãos e irmãs, este é o maior mistério de nossa fé: Deus é uno e trino. Um Deus em três pessoas é uma realidade teológica difícil de entender pela razão, mas podemos conhecer pelo caminho da revelação em Jesus Cristo no Novo Testamento e também pela nossa experiência pessoal e comunitária com Deus. Sabemos que existe o Pai, porque Jesus é o Filho e que nos enviou Seu Espírito. É a escritura que nos dá o testemunho de que Deus é Trindade! Mas o que isso significa? Justamente, que Deus não é um ser solitário, mas que já é em si mesmo uma comunidade perfeita, uma família. Não precisava nos criar para se completar, mas o fez por um transbordamento de amor, por gratuidade.
Deus é na sua “essência” relação, comunidade, comunhão, e justamente para isso nos criou, para sermos seres de relação (não isolados), para vivermos em comunidade, buscando uma comunhão de vida. Esta é a consequência prática em acreditar em um Deus Trindade: o compromisso com o outro(a), a criação de vínculos e a responsabilidade sobre eles, a vida em comunidade na solidariedade e a busca de uma comunhão que supere todo o pecado do ódio e da divisão. Por isso, todo o isolamento egoísta e individualismo é contrário ao que Deus é.
Somos chamados a imitar estas características trinitárias na vida da nossa comunidade de fé e na nossa sociedade. Já ensinava Emmanuel Mounier (+1950), um filósofo francês: “é somente inserido na comunidade que o humano se realiza como tal, pois tudo aquilo que define uma pessoa – sua liberdade de agir, sua responsabilidade, o corpo pelo qual está no mundo e na história, os desejos que manifesta – é construído na relação com os outros. Por isso, a pessoa é fundamentalmente ‘comunitária’”. Deus é três pessoas e nós somos pessoas (relação) enquanto somos comunidade. Se somos cristãos, somos comunidade!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL
• Sexta (24): Missa na com. N. S. Aparecida do Muda Boi às 18h30
• Sábado (25):
Missa na com. N. S. Aparecida do Assentamento às 15h30
Missa na com. Santo Antônio do Aeroclube às 17h
Missa na matriz São Pedro e São Paulo às 19h
• Domingo (26):
Missa na matriz São Pedro e São Paulo às 08h
Missa na com. Menino Jesus de Praga dos Trilhos às 09h30
Encontro pré batismal na Matriz São Pedro e São Paulo às 18h
Missa matriz São Pedro e São Paulo às 19h
• Terça (28):
Missa na com. S. C. de Jesus da TANAC às 12h15
FORMAÇÃO PAROQUIAL DE LITURGIA NA MATRIZ SÃO PEDRO E SÃO PAULO ÀS 19H
• Quarta (29): Missa na matriz São Pedro e São Paulo às 19h
• Quinta (30): FESTA DE CORPUS CHRISTI na matriz São Pedro e São Paulo
Confecção dos tapetes às 06h
Missa e logo após a procissão às 09h