Queridos irmãos e irmãs, no dia de ontem (24 de fevereiro) o mundo recebeu a triste notícia de uma nova guerra. A Rússia disparou mísseis contra cidades da Ucrânia, o que significa morte e sofrimento, refugiados já começam a sair em direção à Polônia e outros países. O conflito pode ser analisado por diferentes lentes: a conjuntura política, histórica, sociológica, cultural, etc. Este é o modo comum de explicar o conflito, são as justificativas dadas nos meios de comunicação pelos especialistas. Mas, qual a raiz mais profunda da guerra? A Palavra de Deus também ilumina e nos faz compreender esta realidade.
O evangelho deste Domingo (Lc 6, 39-45) nos diz: “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”. Em outra passagem da escritura na carta de Tiago 4, 1 nos diz: “De onde vêm as batalhas e os desentendimentos que há entre vós? De onde, senão das paixões que guerreiam dentro de vós”. Ou seja, a origem dos fechamentos, dos preconceitos, dos desentendimentos está no coração humano. Toda a bomba foi pensada, todo o ataque foi planejado, tudo nasce no coração humano.
Por isso, a importância de cultivar no coração apenas bons tesouros, para que nossos frutos sejam bons e promovam a paz. Não é exagero afirmar que o perdão é via para solução dos conflitos na humanidade. Um coração reconciliado jamais arquitetará o mau e verá as diferenças como possibilidade de diálogo e nunca como fechamento. A oração da coleta deste Domingo é surpreendentemente oportuna para os tempos que estamos vivendo: “Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais, e vossa Igreja vos possa servir, alegre e tranquila”. Desejamos neste Domingo paz no mundo!
Neste tempo que Quaresma que estamos prestes a iniciar, rezemos pela paz no mundo e o fim dos conflitos!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
PROGRAMAÇÃO
DOS HORÁRIOS DE MISSAS:
25/02 – 19h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Muda Boi)
26/02 – 15h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Assentamento)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)
27/02 – 8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)
10h – Comunidade Santo Antonio (Aeroclube)
10h – Comunidade Menino Jesus de Praga (Trilhos)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz Timbaúva)
02/03 – QUARTA-FEIRA DE CINZAS – Início da Quaresma e Campanha da Fraternidade 2022
19h – Com. São Pedro e São Paulo (Matriz) – Missa com benção e imposição das cinzas.
Iniciamos o tempo quaresmal em preparação à Páscoa do Senhor. Esta caminhada é um convite à humildade e a nossa realidade. Recordando que somos pó e ao pó retornaremos.
No Brasil, iniciamos também a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema: “Fraternidade e Educação” e como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).