Coragem! Vinde participar da minha alegria!

Queridos irmãos e irmãs, a vida é dom e compromisso. Sobre isso nos fala o evangelho deste Domingo, em Mt 25, 14-30, nos convidando à fidelidade na administração de nossos talentos (dons), para fazê-los dar frutos pelo nosso comprometimento e fidelidade. Nossa vida é um verdadeiro presente de Deus, um dom, um talento, que não pode ser simplesmente escondido. É necessário “lucrar” mais, pois o Senhor nos chama à vida eterna. Enterrar os talentos é pensar que a vida se resume a esta existência e, quando vier a morte, ela nos tirará tudo. Aquele que “lucra” com o talento desta vida é aquele que sabe semear para a eternidade, sabe que esta vida é tempo de preparação para a futura.

Então, o evangelho nos coloca diante desta escolha: ou vivemos fechados, egoístas, sem abertura à eternidade, sem boas obras, sem amor e assim perderemos a alegria e viveremos num lugar de “choro e ranger de dentes”; ou, podemos “lucrar” com nossa vida, plantando o que colheremos na eternidade, ou seja, vivendo as boas obras, o amor, o perdão, a vida sacramental e assim participar da alegria do Senhor. Mas para “lucrar” com a vida é necessário coragem! Sim! Coragem para investir, pois quem não investe não lucra. Investir exige riscos, sair da zona de conforto, entrar em contato com o sofrimento dos outros e ajudá-los. Este é o caminho que nos faz irmãos e dignos da pátria celeste. É necessário semear a alegria para participar da alegria do Reino.

O “lucrar” do evangelho não é uma lógica capitalista de querer sempre mais lucro financeiro; mas é fazer frutificar, valorizar, empenhar o dom para que seja fonte de vida para mais pessoas. Sejamos fiéis no pouco que o Senhor nos confia, pois assim Ele nos confiará mais. Nossa vida neste mundo é tão curta, tão “pouca” comparada à eterna, mas exige de nós esta boa administração para que o Senhor nos confie mais. Coragem! “Não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios” (Cf. 1 Ts 5, 1-6)! E que com “habilidade trabalhe nossas mãos” (Cf. Pr 31, 10) para que nossa vida seja vivida com compromisso de bons administradores.

Pe. João Vítor Freitas dos Santos

Programação Paroquial
Dia 17/11 (Sexta-feira)
18:30min – Missa na Com. Santa Rita.
Dia 18/11 (Sábado)
15:30min-Missa na Com.Três Santos Mártires (Passo da Amora)
17hs – Missa na Com. São Pedro (Potreiro Grande).
19hs- Missa na Com. São Pedro e São Paulo(Matriz).
Dia 19/11 (Domingo)
08h30min – Missa na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz).
10hs – Missa na Com. Nossa Senhora da Glória. (Germano)
19hs- Missa na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz).
Dia 21/11 (Terça-feira)
12:15min – Missa na Com. Sagrado Coração de Jesus (Tanac).
Dia 22/11 (Quarta-feira)
19h –Missa na Com. São Pedro e São Paulo(Matriz).
Dia 23/11 (Quinta-feira)
18:30 – Missa no CRER. (São Francisco).

Últimas Notícias

Destaques