Convertei-vos!

Celebramos o segundo Domingo do Advento, tempo de feliz espera de Jesus, nosso Salvador. O Evangelho deste Domingo nos fala de João Batista, o precursor de Jesus. João anunciava “o reino de Deus está próximo” pregava a conversão e batizava os que se convertiam. Gosto, quando falo na relação de João com o Cristo de usar a imagem de uma horta, antes de lançar as sementes na terra é preciso que ela seja preparada e adubada a fim de que o que ali for semeado dê bons resultados. João é aquele que prepara o terreno, enquanto Cristo é quem lança as sementes, que por sua vez são as suas palavras e o terreno somos nós mesmos, que acolhemos essa palavra.

O Cristo é o já e o ainda não do Reino dos Céus, durante a sua passagem pela terra deixou grandes sinais, João prepara as pessoas para verem e acolherem estes sinais como premissas do Reino. Para tal ele pede a conversão, uma conversão radical que não seja apenas de boca, mas de coração, uma conversão que apresente frutos. Pedido que cabe a nós hoje, visto que estamos nos aproximando do final de mais um ano, o que é uma oportunidade de refletirmos nossas ações e atitudes, se buscamos viver uma conversão radical e verdadeira ou apenas de aparências. Como cristãos somos chamados a uma verdadeira conversão, o Reino dos céus nos exige isso, que nossas ações e atitudes sejam verdadeiras e não meras aparências, ou então como popularmente falamos “da boca pra fora”.

O tempo do Advento é tempo de revermos como estamos vivendo nossa cristandade, se nossas boas obras são sinceras, se o amor que dedicamos ao próximo é verdadeiro, em outras palavras se estamos sendo cristãos de fato. Lembro uma máxima ética que diz que uma ação por si só não tem valor, ela necessita de um fundo de sentido, assim também a nossa conversão necessita de um fundo de sentido, não basta apenas dizer que somos cristãos, que somos católicos e não viver essa realidade. Que este tempo de Advento possa ser para todos nós, tempo de preparar nosso coração para acolher o cristo, e de verdadeira conversão.

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL
02/dez – Sex: 15h30 – Hora Santa – Apostolado da Oração
18h30 – Missa na Comunidade 5 de Maio
19h30 – Pastoral Carcerária no semi aberto.
03/dez – Sáb: 15h30 – Missa na Comunidade Três Santos Martires
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
04/dez – Dom: 08h30 – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
10h – Missa na comunidade Nossa Senhora da Glória
16h30 – Missa Explicada na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
05/dez – Ter: Atendimento na Cáritas a partir das 08h.
12h15 – Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanac).
06/dez – Qua:19h – Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).

Últimas Notícias

Destaques