Chegamos ao dia 12 de outubro, o qual para o povo brasileiro, pelo menos boa parte dele, é um dia muito especial. Como falamos de Nossa Senhora Aparecida, estamos diante de uma religiosidade muito próxima na nossa realidade, pois na sua figura e imagem muitos se espelham e se encontram, colocando frente a frente o sofrimento humano expresso na imagem com o sofrimento vivido na sua existência concreta.
Quando falamos de Maria não estamos apresentando o ícone central da fé cristã. A fé que professamos é centrada na pessoa de Jesus Cristo, como único e eterno salvador da humanidade. Tanto é verdade que ela mesma aponta para esta perspectiva quando afirma no evangelho da “Bodas de Caná”: “Fazei tudo que Ele vos disser” (Jo 2,5).
Maria sabe que a graça de Deus vem por Jesus, seu Filho. Não busca e nem aponta para si mesma como central na história salvadora de Deus para com a humanidade. Contudo, não podemos deixar de lembrar o quanto sua participação é fundamental no projeto salvador de Deus. O Senhor conta com sua liberdade, não a tornando um instrumento inerte em suas mãos, mas perante a resposta confiante e plena da jovem de Nazaré, é por isso mesmo, colaboradora ativa na redenção oferecida por Deus.
Com a imagem de Aparecida, na cor como se apresenta, enxergamos a graça de Deus que torna cada ser humano digno de sua bondade e de seu amor. A cor da imagem reflete a escravidão vigente no período da aparição, uma situação que é contrária ao desejo de Deus como Criador e Pai, O qual quer vida e dignidade para todos. Pela forma como aparece mostra-se a opção de Deus entre os homens.
Portanto, neste dia rezamos por nosso povo brasileiro. Num país de tantas riquezas e tanta diversidade natural e cultural, não podemos mais ser coniventes com as inúmeras injustiças e “cruzes” que são impostas nos “ombros” da população brasileira, especialmente os mais pobres e indefesos. O progresso que veio não trouxe a liberdade prometida, mas apenas a alguns trás benefícios e privilégios. Que Maria nos ajude a amar o povo, colocando-nos a serviço e o cuidado dos irmãos e irmãs.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco
PROGRAMAÇÃO:
14/10 – 14h – reunião dos ministros extraordinários da comunhão
15h30 – missa no bairro Bela Vista
16h30 – encontro do CLJ no salão paroquial
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
19h – encontro dos jovens na comunidade Germano Henke
15/10 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke c/ batizado
10h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi com festa da comunidade. Ao meio dia almoço no valor de R$ 25,00. À tarde festejos populares
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
20h – reunião dos catequistas de crisma
16/10 – 18h30 – preparação da liturgia do fim de semana
17/10 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac
18/10 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
Procissão De Nossa Senhora Aparecida – neste dia 12, quinta-feira, realizaremos a IVª procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida na paróquia. Vejamos a programação:
17h – acolhida
17h30 – saída da procissão defronte a comunidade do Assentamento, aos fundos da UNISC
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
Em caso de chuva ocorrerá apenas a missa as 19h30.