Chamados a Servir

Tornamo-nos discípulos numa caminhada de obediência e de esperança ativa. Não basta nos autoproclamarmos discípulos e permanecermos na mesma condição indefinidamente, pelo resto da vida. A imobilidade não faz parte do perfil daquele que segue a Jesus. O próprio Jesus renuncia ao direito de ser tratado como Deus para ser tratado como humano e, entre os humanos, ser tratado como um entre os menores. O serviço é sempre desinteressado. Serve-se por vocação. Vocação de discípulos e discípulas que vão ao encontro dos necessitados deste mundo tão dilacerado na sua humanidade.
A igreja inicia com a celebração de Domingo de Ramos a Semana Santa rumo à Páscoa do Senhor. Ele é verdadeiramente o Senhor, mas de um jeito que ultrapassa a compreensão humana, pois Ele vem montado em um jumentinho, entrega-se livremente nas mãos dos algozes e morre injustamente na cruz.
Jesus se aproxima de Jerusalém pela última vez, chegando como Rei manso e humilde, montado numa jumenta. A multidão O esperava com alegria e acolhimento, estendendo mantos e balançando ramos de árvores e cantavam um hino de louvor. “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor”. Jesus foi recebido e aclamado pela multidão, logo depois, com incitamento das autoridades, foi rejeitado, condenado como marginal e pregado numa cruz, como se lê no Evangelho da Paixão. O Messias, em Jerusalém, entra em conflito com as autoridades locais, as quais se armam para eliminá-lo. O justo é julgado como traidor e levado à morte. Quantas mortes injustas ocorrem em todos os tempos na humanidade.
Para realizar o mistério da sua morte e ressurreição, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Celebrando com fé e piedade a memória desta entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida. Façamos esta Semana Santa um momento alto da nossa fé, embora este ano não podemos nos reunir nas comunidades – Igrejas, façamos de cada casa uma igreja doméstica, vivenciando e nos acompanhando pelo Facebook – Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Pe. Luciano Royer

05/04 – 8h30 | Domingo
09/04 – 20h | Quinta-Feira Santa
10/04 – 15h | Sexta-Feira Santa
11/04 – 19h | Sábado
12/04 – 8h30 | Domingo – Páscoa

Últimas Notícias

Destaques