Chamados a Santidade

Neste final de semana a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos, interessante notar que esta Solenidade que ocorre no dia 01 de novembro, mas é celebrada no domingo seguinte, antecede o dia da Comemoração de todos os fieis defuntos. As duas celebrações se complementam, numa celebramos os santos reconhecidos pela Igreja e na outra os que cremos também já estarem na santidade.

Na segunda leitura deste Domingo João nos diz: “vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus”. Assim chamados, somos convidados a buscar durante toda nossa vida a santidade. Certa vez vi um vídeo em que um padre dizia que se queremos ir para o céu, mesmo que não saibamos também queremos ser Santos, pois só os Santos chegarão ao céu. Viver a busca pela santidade não é uma missão fácil, mas também não é impossível, temos por nossa fé inúmeros exemplos de pessoas que chegaram à santidade.

A santidade deve ser a meta de vida de cada cristão, uma meta que só será alcançada depois da vida neste mundo, isto é, uma meta para depois da vida como a concebemos. Deus como o Pai que ama e educa nos indica pela sua palavra e por meio de Cristo o caminho para santidade, pode-se dizer que o Evangelho da Solenidade de Todos os Santos Jesus nos passa a “receita” para a santidade no que conhecemos como sermão da montanha. Viver de acordo com essa receita não é fácil, pois a santidade nos induz a ir contra os preceitos do mundo que nos fazem buscar a satisfação pessoal e esquecer do próximo.

“Felizes os puros de coração, pois verão a Deus”, nesta frase do Evangelho podemos sintetizar a vida de um Santo, a pureza de coração nos encaminha para as demais virtudes da santidade, quais sejam, o amor ao próximo, a oração e o cuidado para com a manutenção do bem comum. Para finalizar trago algo que me chama a atenção, certa vez vi num vídeo, também de um padre, o seguinte: “um menino chegou até mim e disse que não queria mais vir a Igreja, pois os amigos e colegas estavam lhe provocando e chacoteando, chamavam-no de santinho”. O padre, por sua vez, lhe disse: “meu filho quando assim lhe chamarem, diga que o és, pois é a ser Santo que Deus nosso Pai nos chama.
André Diel Corrêa, seminarista.

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL
04/nov – Sex:15h Missa e Adoração ao Santíssimo (1° sexta feira do mês).
18h30Missa no bairro 5 de maio.
19h30 Pastoral Carcerária no semi aberto.
05/nov – Sáb:15h30 Missa na comunidade Três Santos Mártires(Passo da Amora).
19h Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
06/nov – Dom: 08h30 Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
10h Missa na comunidade Nossa Senhora da Glória(Germano Henke).
19h Missa na comunidade São Pedro e São Paulo(Matriz).
07/nov – Seg: 19h Ensaio de Cantos diocesano para o Natal na comunidade matriz São Pedro e São Paulo.
08/nov– Ter: Atendimento na Cáritas a partir das 08h.
12h15 Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanac).
15h Reunião das Zeladoras de Capelinhas.
09/nov – Qua:19h Missana comunidade São Pedro e São Paulo(Matriz).
20h Ensaio de musica aberto para todos na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
10/nov – Qui: 19h30 Grupo de Oração no Aeroclube.

Últimas Notícias

Destaques