Assunção de Nossa Senhora

No dia 01 de novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou solenemente o dogma da Assunção de Nossa Senhora, com estas palavras: “a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminando o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo”. Proclamar o dogma significa que o Papa, como sucessor de Pedro, não criou nada de novo, apenas afirmou solenemente a fé da Igreja professada desde os tempos dos apóstolos.

Já estava presente na Igreja a fé na Assunção de Nossa Senhora, tanto que antes da proclamação, Pio XII consultou os bispos do mundo todo acerca da fé e da necessidade desta proclamação, e a resposta dos bispos ao Papa foi positiva: em todas as dioceses do mundo se crê na Assunção de Maria. Este dia 01 de novembro de 1950 foi de grande festa para os católicos. Foi a última vez na história da Igreja que um Papa fez uma proclamação solene de algum dogma. A festa da Assunção desde então é celebrada no dia 15 de agosto, mas, no Brasil, quando o dia 15 não cai em Domingo, é transferida para o terceiro Domingo de Agosto.

O Dogma da Assunção, como também os outros dogmas marianos, não quer apenas professar uma verdade sobre Maria, mas apontar algo para o mistério de Cristo. Maria foi assunta, que significa elevada, porque teve uma participação singular na ressurreição de seu Filho, esteve muito unida a Ele em toda sua vida, e esteve também com Ele na hora de sua morte/dormição (existe uma discussão sobre a morte ou não de Maria, que podemos expor em outro momento). Também a Assunção de Maria nos aponta para o nosso destino escatológico: o que aconteceu com Maria, acontecerá conosco também. Maria é o protótipo do projeto de Deus para cada um de nós. Ao ver as maravilhas que Deus realizou nela, podemos esperar na fé o que Deus prepara para nós, seus filhos.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL
19/ago – Sex:18h30Missa na comunidade Santa Rita.
19h30 Pastoral Carcerária no semi aberto.
19h30 Reunião das equipes de liturgia.
20/ago – Sáb: 15h30 Missa na comunidade Três Santos Mártires (Passo da Amora).
17h Missa na comunidade São Pedro (Potreiro Grande).
19h Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
21/ago – Dom: 08h30 Missa na comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz).
10h Missa Solene na comunidade Nossa Senhora da Glória (Germano Henke). Logo após, o chá para levar.
15h30 Mateada das Famílias no gramado da Igreja São Pedro e São Paulo (Matriz).
19h Missa na comunidade São Pedro e São Paulo com encerramento da semana da família (Matriz).
23/ago – Ter: 08h Atendimento da Cáritas Paroquial
2h15 Missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanac)
15h Reunião com a pastoral da criança.
16h Celebração ecumênica no hospital Montenegro.
19h Formação de Liturgia paroquial na Igreja São Pedro e São Paulo (Matriz). Toda a comunidade é chamada a participar.
24/ago – Qua:19h Missacom benção da saúdena comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
20h Ensaio e formação musical.
25/ago – Qui: 18h30 Missa na fazenda terapêutica CRER São Francisco.

Últimas Notícias

Destaques