Aquela que foi preservada

Neste domingo, 8, a Igreja celebra a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, festa que recorda aquela que foi preservada desde sempre do pecado original, para que assim fosse digna de acolher o Filho de Deus feito homem, Jesus.
Ao meditarmos este grande mistério de Deus, sempre é bom ter presente a iniciativa divina em relação à humanidade, ou seja, não são os homens que vão ao encontro do Senhor, mas é Ele que busca o ser humano, preserva-o e o prepara para acolher a Deus na sua história. Maria é a escolhida como predileta entre todas para participar do projeto de redenção do Pai, O qual se torna realidade na história humana na encarnação de Seu Filho.
O Evangelho que meditaremos na liturgia nos coloca em sintonia com o sim de Maria. Deus entra na história desta jovem, pede licença para oferecer-lhe um lindo projeto de vida, que será a essência da salvação humana, o verbo que se torna carne e habitará na história humana, marcada pelo pecado, mas remida pela graça divina. Para tamanha grandeza, somente alguém que foi preservada sem a mácula do pecado, torna-se capaz de assumir tal missão. Maria que fora preparada é decidida ao dizer sim, eis-me aqui, o “Fiat”, faça-se, pois ela abre mão de seus sonhos pessoais para assumir a vida oferecida por Deus.
Esta solenidade dentro do tempo do advento nos ajuda a rezar o mistério da encarnação. Abrir-se ao Deus que vem ao nosso encontro é a atitude necessária de quem quer vida nova. Somente numa atitude de plena abertura ao amor divino, tão simples como na manjedoura de Belém, é que haverá uma nova existência, transformada à luz da Palavra, como aconteceu com a menina de Israel, simples e dócil ao Espírito Santo.
O milagre acontece no “seio” de Maria mediante a escuta atenta e obediência confiante à Palavra, pois quando o anjo anuncia, ela responde: eis a serva do Senhor. O sim diante da Palavra de Deus é o que faz o milagre acontecer na existência de tantas pessoas, as quais são convidadas a participar do mistério de amor do nosso Deus.
Portanto, com fé e veneração, olhemos para Maria. Ela não é o centro da nossa crença, mas é aquela que melhor compreende de Deus sendo apenas humana. Que ela nos ajude a sermos cheios de graça, abertos e acolhedores ao projeto divino, pelo qual somos chamados a participar da vida divina que foi derramada em cada um de nós.

PROGRAMAÇÃO
06/12 – 16h – encontro do Apostolado da Oração
17h – adoração ao santíssimo
18h – missa na comunidade da Timbaúva – 1ª sexta do mês
07/12 – 8h – ensaio de cantos aberto à comunidade
8h – reunião dos ministros extraordinários da comunhão
15h30 – missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
08/12 – não haverá missa na parte da manhã
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ inauguração e bênção da gruta de Nossa Senhora Aparecida
09/12 – 18h30 – preparação da liturgia do fim de semana
10/12 – 14h – encontro da pastoral do idoso no salão paroquial
19h30 – 1ª noite do tríduo em preparação à festa dos 60 anos – Pe. Alexandre Oliveira. Após a missa, lanches e confraternização nas dependências da paróquia
11/12 – 19h30 – 2ª noite do tríduo em preparação – D. Paulo. Após a missa, confraternização nas dependências da paróquia
12/12 – 19h30 – 3ª noite do tríduo – Pe. Marcos Oliveira – após a missa, confraternização nas dependências da paróquia

CORRIDA E CAMINHADA – ocorre neste domingo, 8, a corrida e a caminhada em alusão ao aniversário da paróquia. Saída às 8h30 defronte à igreja da Timbaúva. Para quem correr, o valor é de R$ 30,00. Para a caminhada, é 1kg de alimento não perecível. Maiores informações na secretaria paroquial. Fone 3632-1951

Últimas Notícias

Destaques