Leituras do 5° Domingo da Quaresma:Jr 31,31-34;Sl 50;Hb 5,7-9;Jo 12,20-33. Antes de ler a meditação, faça uma leitura orante destas passagens.
Querido Povo de Deus, a liturgia deste último Domingo da Quaresma nos direciona para o essencial: Jesus e sua missão de nos salvar. Caminhamos neste tempo quaresmal meditando diversos elementos deste mistério, mas, agora, vamos concentrando o olhar no nosso Divino Redentor. Queremos fazer o mesmo pedido dos gregos no evangelho:
“Senhor, gostaríamos de ver Jesus”, e as leituras vão nos fazendo vê-lo. Só compreenderemos ou veremos quem é Jesus se mergulharmos no mistério de sua vida e missão. E qual é a sua vida e missão?
A leitura de Hebreus resume bem a realidade da vida de Jesus: “Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”. Cristo obedece ao Pai e nós somos chamados a obedecer ao Filho. Obedecer é uma palavra que vem do latim oboedire= escutar com atenção, de OB, “a”, + AUDIRE, “escutar”. Cristo escutou a vontade do Pai e nós somos chamados a escutar as palavras de Cristo e segui-lo. A vida e a missão de Jesus foi a obediência ao Pai.
No evangelho Jesus responde aos gregos que pediram para vê-lo: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado”. Mas, o que significa esta glorificação? É a hora da cruz. Por isso Jesus fala do grão de trigo que morre, porém produz fruto. Fala que quem perde a vida vai conservá-la. Fala que será “elevado da terra”. Esta é a hora pela qual Jesus veio ao mundo, o ponto culminante de toda sua missão. A cruz não foi um acidente de percurso, mas parte fundamental do plano de salvação de Deus. Aqui está um mistério muito grande, pois o Pai não se agrada do sofrimento do Filho, mas aceita este sacrifício em vista de nossa salvação. O Filho assume sobre si todo o castigo que nós merecíamos, para que, livres, possamos ter a vida em Seu nome.
Mas por que a missão, a hora, de Cristo é a Cruz? Para justamente celebrar/selar uma nova aliança, como nos fala a profecia de Jeremias. Uma aliança no seu sangue para que não mais “lembre-se do nosso pecado”, pois foi redimido. Este mistério da aliança nós renovamos a cada Eucaristia. Diz o Senhor: “imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo”. Esta profecia se cumpre porque somos atraídos por Cristo mediante sua “elevação” na Cruz, e na cruz, nos envia o Espírito Santo para inscrever sua lei em nosso coração. Por isso “é agora o julgamento deste mundo”, pois foi feita a verdadeira justiça. A justiça que nos justifica e que nos dá a vida nova. A hora é agora! Aceitemos a salvação!
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
Programação Paroquial
Dia 15/03 (Sexta-feira)
18:30min – Missa na Com. Santa Rita
18:30min – Via Sacra na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
Dia 16/03 (Sábado)
15:30min-Missa naCom. Três Santos Mártires – (Passo da Amora)
19h – Missa na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
Dia 17/03 (Domingo)
08h – Missa na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
09:30min– Missa na Com. Nossa Sra da Glória (Germano)
15h – Missa na Com. São Pedro e São Paulo(Matriz). Logo após FESTA DE SÃO PATRÍCIO
** NÃO HAVERÁ MISSA DAS 19h
Dia 19/03 (Terça-feira)
12:15min – Missa na Com. Sagrado Coração de Jesus (Tanac)
Dia 20/03 (Quarta-feira)
19h: – CELEBRAÇÃO PENITENCIAL (confissões) na Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)
Dia 21/03 (Quinta feira)
18:30 –Missa na Com. Sagrado Coração de Jesus (Tanac)
ATENÇÃO: Inscrições para catequese de primeira comunhão até dia 31 de março. A inscrição pode ser feita na secretaria ou pelo link disponível nas redes sociais da paróquia.
Instagram: pscjmontenegro