Queridos(as), ontem celebramos a Solenidade de Corpus Christi, dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Foram feitos belos tapetes de serragem colorida e com belos desenhos, para manifestar nosso carinho e adoração ao Cristo que “passeia” e abençoa nossa paróquia. Ao reconhecermos a presença de Cristo na hóstia consagrada, adorando-o e comungando-o estamos formando uma profunda unidade. Você já deve ter escutado a expressão, especialmente dos nutricionistas, de que “você é o que você come”; e que verdade! Se nos alimentamos de alimentos saudáveis, seremos saudáveis. Se nos alimentamos de produtos industrializados, cheios de conservantes, nossa saúde está prejudicada. No campo psicológico é a mesma coisa: se procuramos influências boas, teremos mais mecanismos para superar as negatividades. Mas, se nos expomos a negatividades, até o corpo físico sofre.
Deus conhece muito bem esta lógica do “você é o que você come”; até porque foi Ele que fez as coisas assim. Então, querendo Jesus nos dar a vida eterna, a salvação, a graça de uma Vida Nova, Ele se faz alimento. Pão e Vinho. Quando comungamos a eucaristia nós somos “cristificados”, formamos uma unidade com Deus, participando de Sua divindade. Essa é uma realidade tão forte que Jesus chega a afirmar: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós. Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia”. (Jo 6, 53-54) Comungar é participar de Deus, formar uma unidade com Ele. Mas cuidado! Essa comunhão não é individualizante. Se há uma comunidade que comunga do mesmo pão e participa da mesma natureza de Deus, logo a eucaristia forma a comunidade, sustenta não somente nosso corpo pessoal, mas o corpo de toda a comunidade. Aqui está a importância da eucaristia: ela edifica a Igreja, que é também chamada de Corpo Místico de Cristo.
Uma comunidade eucarística é aquela que sabe trabalhar na unidade, sempre respeitando a diversidade de dons e carismas. Este é o maior testemunho que podemos dar ao mundo: a comunhão. Somos comunhão porque nos alimentamos da comunhão. Só assim, o mundo crerá que Jesus está presente no pão e no vinho.
Pe. João Vítor Freitas dos Santos
18/jun – 8h – Mutirão paroquial – Comunidade Matriz São Pedro e São Paulo
18/jun – 15h30 – Missa Comunidade Três Santos Mártires (Passo da Amora)
18/jun – 19h – Missa Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
19/jun – 8h30 – Missa Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
19/jun – 10h – Missa Comunidade Nossa Senhora da Glória (Germano Henke) – profissão de fé e abertura catequese
19/jun – 11h30 – Galeto Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Assentamento
19/jun – 17h – Reunião CLJ
19/jun – 19h – Missa – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz) – abertura ano catequético
21/jun – 15h – Reunião com a pastoral da saúde
21/jun – 12h15 – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanac)
21/jun – 19h30 – Catequese com os pais dos novos Crismandos
22/jun – 19h – Comunidade São Pedro e São Paulo – com crisma
23/jun – 19h30 – Grupo de Oração Renascer – Comunidade Santo Antonio (Aeroclube)
23/jun – 19h30 – Reunião da catequese de Crisma