4º Domingo da Quaresma Deus não abandona seu povo!

O povo de Deus se reúne para celebrar a fé no Deus Rico em misericórdia em que Cristo nos fez reviver e nos salvou pela graça. O centro da celebração é a pessoa de Cristo, expressão máxima do amor de Deus que enviou Seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. Mas, Jesus, que revela o amor extraordinário de Deus, provoca em nós e em nossas comunidades o julgamento. Ele desmascara as trevas da nossa sociedade, mostrando que não é possível aderir a ele e, ao mesmo tempo, ser opressor do ser humano.
Lendo nossa história, percebemos que está marcada pelo sofrimento e a opressão. Deus não nos abandona, mesmo quando vivemos situações de morte e escravidão, pois Ele é o Deus fiel às suas promessas de liberdade e vida para todos.
Nicodemos era um líder judeu, fariseu e membro do Sinédrio. Havia procurado Jesus à noite, pois não tinha coragem de assumir publicamente que reconhecia Jesus como Mestre que vinha da parte de Deus. Jesus lhe diz que é preciso nascer do alto, nascer de novo, deixando de lado as trevas para seguir a luz, para agir segundo a verdade num mundo cheio de falsidade e descompromisso.
O Amor infinito do Pai pela humanidade se manifesta na entrega que lhe fez do próprio Filho, entrega incondicional. E, ao assumir plenamente a condição humana (menos o pecado), o Filho foi vítima da autoridade humana daqueles que preferiram as trevas à luz. Mas no plano do Pai não estava e nunca estará a condenação da humanidade, apesar do que fizeram ao seu Filho. No plano divino da salvação a vida que ganha sentido, a que, sofrendo as dores, celebra as alegrias, já aqui, rumo à eternidade de Deus.
A partir de Jesus, o Filho encarnado que se doa na cruz e ressuscita, tem inicio não uma condenação, mas um julgamento. Num julgamento em que cada pessoa é responsável pels proporias escolhas, entre as trevas do egoísmo e da maldade e a luz das ações realizadas segundo o projeto que o próprio Filho revelou, de doação gratuita de si mesmo aos outros.
Acreditar no Filho do Homem levantado na cruz é o caminho para a vida eterna. Pois a Verdade de Deus é o próprio Filho, que doa a vida fielmente. Acreditar em Jesus, em outras palavras, significa assumir na própria vida seu modo de pensar e agir. Não se pode ser opressor do homem e dar a adesão a Jesus. Tempo de conversão, tempo de Quaresma.
Pe. Luciano Royer

Sexta-feira 12/03/2021
18h – Via Sacra
Missas Sábado 13/03/2021
16h30 – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Assentamento)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz) – Transmitida pelo Facebook da paróquia
Missas Domingo 14/03/2021
8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz) – Transmitida pelo Facebook da paróquia
10h – Comunidade Santo Antônio (Aeroclube)
Quarta-feira 17/03/2021
Não haverá missa na matriz São Pedro e São Paulo
19h – Live Ecumênica | Catedral Montenegro
“Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. Promoção – Grupo Ecumênico de Montenegro – RS

Últimas Notícias

Destaques