Estamos nos aproximando de uma data que desperta uma gama variada de sentimentos nas pessoas, “dia de finados”. Para materialistas um feriadão; outros saudade; outros ainda angústia e revolta. Certo que em todos aflora a lembrança daqueles que nos precederam na nossa história.
Diante de tudo isso, qual é a autêntica e mais salutar reação? Tendo no calendário uma data específica para todos os defuntos, é preciso recordar que estes não podem simplesmente estar na ótica do abandono, mas na perspectiva saudosa do que foram e continuam sendo para todos nós. Celebrar este dia não é “remoer” o luto, muito menos desesperar diante da morte, porém é tempo de refletir e rezar o sentido mais profundo da vida humana.
Dessa forma, este dia nos fazer tomar consciência com serenidade da brevidade da vida. Ela tem um fim material, como qualquer outra realidade, todavia para os que crêem há a esperança e confiança de eternidade, ou seja, a morte não é a ultima palavra. Sabemos todos que a morte é um fato, porém, nem todos no cotidiano da sua existência se dão conta disso, ou ao menos vivem como se a morte não existisse. É importante pararmos e darmo-nos conta de que morremos, mas morremos em Cristo, logo, com Ele viveremos. Esta é a nossa fé que move e dá sentido à história humana.
Portanto, é dia de saudade, jamais abandono, pois quem morre em Cristo vive para sempre. Os mortos não foram abandonados à mercê do nada, bem como não fomos abandonados por eles, mas apenas nos precederam na festa do céu. Que finados nos inspire a entendermos que não somos imortais, contudo eternos, como graça e dom de Deus que é Pai, O qual não abandona seus filhos ao destino do vazio, pois “Para quem crê a vida não é tirada, mas transformada”.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Missas sexta-feira 28/10/2021
19h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Muda Boi)
Missas Sábado 30/10/2021
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Missas Domingo 31/10/2021
8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
10h – Comunidade Santo Antônio (Aeroclube)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Missa Terça-Feira 02/11/2021 – FINADOS
9h00 – Cemitério do Muda Boi
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Quarta-feira – 03/11/2021 – NÃO HAVERÁ MISSA