22º Domingo do Tempo Comum: A Religião do Coração

Todo ser humano depende de leis, regras, ritos, pelos quais se orienta, manifesta seus sentimentos e vontades e, sobretudo, constrói uma segurança ao seu redor. Estes todos são importantes, mas não possuem valor em si mesmo, senão estiverem à serviço de algo mais profundo.

No âmbito da fé e da religiosidade, sabemos que toda religião se manifesta mediante ritos e preceitos. Jamais isto foi descartado por Jesus, contudo, sua crítica aos fariseus e detentores do poder consiste no fato de que colocam as leis rituais acima da vivência da fé, manifesta no seguimento do mandamento do Senhor, isto é, o amor a Deus e ao próximo.

Na atualidade vivemos um retorno exagerado desses aspectos exteriores. Busca-se em sinais, vestes, gestos que remontam ao passado, numa nostalgia sem precedentes, uma segurança religiosa e humana, quando na verdade somos convidados a mergulhar no Evangelho. O cristianismo se torna presença transformadora no mundo quando atinge o coração humano, o qual leva o crente a viver de forma coerente aquilo que crê. O testemunho cristão se fundamenta não em ritualismos, mas em conversão permanente do coração.

Por isso, Jesus alerta e abre os olhos dos discípulos em todos os tempos, a fim de viver a religião do coração, não de aparências. Isso não significa relativismo com os ritos, muito ao contrário, precisamos deles para alimentar e fomentar a mística, mas não sejam eles o centro de nossa fé. O mundo precisa de um cristianismo interior, pelo qual o coração se volta para Deus e concretiza em gestos pelos irmãos.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Missas Sábado 27/08/2021
19h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Muda Boi)
Missas Sábado 28/08/2021
15h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Assentamento). Após a missa – venda de salchipão, cartões com antecedência no valor de R$ 5,00)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Missas Domingo 29/08/2021
8h30 – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
10h – Comunidade Menino Jesus de Praga (Trilhos)
19h – Comunidade São Pedro e São Paulo (Matriz)
Quarta-feira 01/09/2021
19h – Com. São Pedro e São Paulo (Matriz)

Últimas Notícias

Destaques