Morte de duas pessoas dentro da cidade: tragédia anunciada

Este fim de semana vai ficar gravado na história como uma das páginas mais trágicas da nossa cidade. Em quarenta anos de cobertura jornalística, é a primeira vez que o Ibiá registra um acidente com duas mortes em uma via dentro da cidade.

No dia 16 de março, o vereador Gustavo Oliveira, através de uma indicação encaminhada ao Executivo, solicitava instalar sinalização de trânsito adequada para a redução da velocidade dos veículos na Via II, no Bairro Timbaúva. Alertava o vereador, no documento, sobre os riscos que a alta velocidade está submetendo a quem transita pela via.

Nas redes sociais, há vários meses, as pessoas manifestavam sua preocupação com a velocidade, alertando que algo precisa ser feito. Só quem utiliza diariamente a Via II, conhece bem a “terra de ninguém” que se transformou aquela Via, que recebe um alto fluxo de veículos. Além de ser uma importante rota de entrada e saída da cidade.

Faltam placas de velocidade na Via II

Veio a noite de 1º de abril, que ironia. Infelizmente não foi uma brincadeira de mau gosto. A realidade é que duas pessoas perderam a vida e uma ficou ferida.

Motivos e culpados, cabe à investigação instaurada pela Polícia Civil. Indiferente do que for constatado, se um veículo transitava em alta velocidade ou se cortou a frente do outro, ações imediatas precisam ser tomadas pela Diretoria de Trânsito do Município.

A constatação que está à vista de qualquer um é a sinalização que precisa ser melhorada, intensificada. Numa via de alto fluxo, com quase 3 km de extensão, é inadmissível uma única placa indicando a velocidade máxima de 40km em cada lado da via. Placas escondidas atrás de galhos de árvores, placas com a pintura quase invisível ou desbotada.

Difícil enxergar algumas placas

Não vale a justificativa de que o motorista em geral não cumpre as regras e leis de trânsito. O Município precisa fazer a sua parte, e os condutores também. Não podemos esperar um plano de mobilidade urbana para agir. O trânsito da cidade deve ser avaliado regularmente, através de estatísticas que demonstrem a realidade do dia a dia.

Encher de quebra-molas não é medida mais adequada. Inclusive, hoje é considerada ferramenta ultrapassada. Os controladores eletrônicos têm se demonstrado mais eficazes. Infelizmente, o bolso fala mais alto que a consciência do motorista.

Uma boa sinalização, de pista e lateral, acompanhada de ao menos três controladores de velocidade naquela via fará uma grande diferença. Investimento que se paga sozinho de duas formas: com as multas e com a redução de acidentes.

Nas redes sociais

Simone Lopes
Além de sinaleira e mais lombadas, é necessário prudência e conscientização. Não estou julgando este caso/acidente. Mas opinando sobre o que presencio todos os dias ao atravessar a Via II a pé para ir trabalhar.

Valmir Santos
Providências extremas e urgentes na Via II. Altas velocidades. Já está batizada a Via da Morte.

Eder Garcia
Obviamente há muita IMPRUDÊNCIA a todo momento no trânsito. Em Montenegro é pior porque NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO há mais de uma década. A prefeitura não assumiu a sua responsabilidade no momento que a Brigada deixou oficialmente de fazê-la (guarda de trânsito de verdade).

Ricardo Viegas De Mattos
Tá na hora de colocar agentes de trânsito e radares eletrônicos pela cidade, nosso trânsito não aceita mais esse tipo de motorista , de quebra com a arrecadação por infrações aumentaria os investimentos na cidade .

Rodrigo Corrêa
Já solicitei sinaleiras ali na Via 2. Tem que colocar pelo menos umas 3. Alta velocidade o dia todo. Até quando?

Afonso Silveira
Colocar controlador de velocidade. De 200.a 200.m.assim tem em Passo Fundo em toda avenida


Azeredo indignado
Vereador Paulo Azeredo (PDT) encaminhou ao plenário para aprovação um pedido de informação, para o Executivo Municipal apresentar cópia de convênio ou autorização para executar serviços de roçada na RSC-287, hoje privatizada. O questionamento de Azeredo é de que se trata de rodovia pedagiada. Segundo ele, investindo recursos públicos em área privada. E em outras demandas, inclusive da saúde, não existe o mesmo critério. Alegou, também, que em outras áreas do município não é feito este serviço.


Vereadores rejeitam
Na sessão anterior, o assunto já esteve nos debates. A maioria defendeu a ação da administração. O pedido de informação foi rejeitado por 7 votos. Além de Azeredo, apenas Ari Muller (PP) votou favorável justificando que o pedido de informação é um direito do parlamentar.

Nesta legislatura é a primeira vez que um pedido de informação não é aprovado.

Ex-secretário Rodrigo Streb na direção da ambulância. foto: reprodução Facebook

A vida vem primeiro
O vereador Sérgio Souza (PSB) foi mais além em defesa da ação do Executivo Municipal. Ele lembrou de uma situação semelhante ocorrida na época do auge da Covid-19, quando a equipe da Secretaria da Saúde estava em pânico por não ter motorista para a ambulância levar um paciente em estado grave para o HM.

O secretário da época, Rodrigo Streb, não hesitou e ele mesmo dirigiu a ambulância até o Hospital e salvou a vida daquela pessoa.

“O Rodrigo Streb tem o meu respeito”, declarou Sérgio. Ele foi criticado e ameçado de ser denunciado ao Ministério Público, mas colocou a vida em primeiro lugar, recordou o parlamentar.


Pedintes de prato na mão
Prefeitos da região participaram na semana passada de mais uma mobilização pela liberação de verbas para conclusão da Transcitrus. O projeto de pavimentação foi concebido em 2007 e visa desenvolver uma rota turística chamada “Caminho dos Vales”, ligando Montenegro a Westfália, passando por Pareci Novo, Brochier, Maratá, Poço das Antas, Harmonia e São José do Sul.

O valor orçado para conclusão é de R$ 8 milhões. Um valor pequeno, em termos de cifras da Capital Federal. Mais uma vez, os prefeitos precisam ir a Brasília de prato na mão, mendigar. Toda a riqueza do País é produzida nos municípios, mas o atual sistema tributário torna os prefeitos cada vez mais reféns do poder central.


KLL pede compreensão para regular coleta
No dia 30 de março assumiu uma nova empresa de coleta de lixo. Desde 2020, o serviço era feito através de contratos emergenciais. Depois de um longo processo de idas e vindas, pareceres, disputas, orientações do Tribunal de Contas do Estado, finalmente o Município firmou contrato com a KLL Transportes Ltda, de Portão, que poderá perdurar por até 5 anos.

Containers danificados precisam de manutenção ou troca por parte da Prefeitura

A gerente da empresa, Claudia Moutinho, em contato com o Ibiá, promete regular o serviço até o final desta semana. A outra prestadora de serviço, nos últimos meses, enfrentava falta de garis, e isto afetou a qualidade dos serviços. A Prefeitura, por sua parte, prometeu colocar novos containers, pois muitos estão danificados, impedindo a coleta pelos caminhões.

A empresa tem 17 anos de atividades e todos os caminhões da coleta possuem batedor de containers, mas eles precisam estar em condições.

Vamos acompanhar de perto e torcer para que façam um trabalho de qualidade.

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