Na última semana de dezembro estávamos comemorando o desempenho de Montenegro entre as maiores economias do RS. Das 20 maiores, oito registraram crescimento e 12 apresentaram queda, comparado ao Índice de Participação dos Municípios, IPM, de 2023. Montenegro cresceu 14,4%, saltando da 21ª posição para a 16ª em 2024, colocando-se entre as maiores economias do Estado.
Atrás destes números tem um empresariado e um povo trabalhador que produz, impulsionando vendas e consumo. É inadmissível que tenhamos serviços públicos estaduais que ainda estão em velocidade mais lenta até que a analógica.
Mas isto não é o pior. Afinal, esperar para receber a carteira de identidade (1ª ou 2ª via) 30 dias úteis, quando solicitada nos Postos online ou 40 dias úteis nos Postos offline, todo povo gaúcho tem aceitado ordeiramente. O pior é a forma vergonhosa como o Governo do Estado tem tratado os trabalhadores e contribuintes da 16ª economia do estado e de municípios da região.
Matéria veiculada no Ibiá, em 20 de fevereiro, com a manchete “Posto de Identificação ainda é um problema” expõe muito bem a forma humilhante com que os montenegrinos, e também cidadãos de cidades da região, são tratados pelo governo gaúcho.
A cena se repete diariamente em frente da 1ª DP, onde as pessoas aguardam sob condições desumanas para conseguir uma das 24 fichas, o limite de atendimento. As pessoas ficam na rua, sem local para sentar, sem banheiro público e sem água. E tem mais: não existem regras de prioridades, sequer para grávidas, idosos ou cadeirantes.
Mais uma incoerência de um governo que diz se preocupar tanto com as minorias e as discriminações, mas não atende direitos básicos dos cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.
Por tratar-se de um serviço estadual, a solução somente virá após muita pressão política, que deve vir da soma de esforços do Executivo e Legislativo. No dia 21/02 a Assessoria de Comunicação da Câmara divulgou uma reunião convocada pelo vereador Talis Ferreira para tratar deste assunto. Estavam presentes Elza Lima, coordenadora da FGTAS SINE Montenegro, e Rafael Cruz, Secretário Municipal de Gestão e Planejamento. Na pauta a “crítica situação enfrentada no local de emissão de carteiras de identidade no município”.
A representante do Estado presente é vinculada a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento e não a Secretaria de Segurança Pública, onde o Instituto Geral de Perícias, IGP, está subordinado. O vereador tem demonstrado bastante proximidade com o PSDB, quem sabe alguma pressão com a ajuda do deputado estadual Neri Carteiro, poderia ser mais efetiva.
Em 2021, a Prefeitura financiou a reforma de uma sala junto à antiga DP, para reabrir o posto de identificação, fechado desde 21 de outubro de 2020. Na época, o Município também disponibilizou um estagiário.
Recentemente, a Polícia Civil informou que pretende reformar o prédio e que a unidade do IGP terá de deixar o local. A Administração Municipal busca um novo endereço e propôs ao IGP a transferência para uma sala junto à Estação da Cultura. Também assegurou a manutenção da cedência de um estagiário. Contudo, a direção do IGP solicitou mais: pediu também um servidor público municipal para operacionalizar os serviços.
Semana passada, o vice-prefeito Cristiano Braatz esteve na sede do Instituto, em Porto Alegre, manifestando o desejo de manter a emissão das carteiras em Montenegro e renovando os termos do acordo que já existe.
A possibilidade de contratar e ceder mais um estagiário foi afastado por Braatz. “Isso está meio complicado, porque temos um déficit de pessoal.”
O que fica evidente neste cenário é que mais uma vez nos falta força política. A tão propagada boa relação com o Executivo Estadual, especialmente com o vice governador Gabriel Souza, até agora não surtiu o efeito prometido e esperado.
________________________________________________________________________
Pitacos do Estúdio Ibiá sobre eleições
”Vamos fazer parte de um grupo de direita municipal, apoiando o atual prefeito Zanatta. Nós percebemos que o prefeito é de alinhamento à direta. E tem feito uma boa administração. … Nossa avaliação política é de que haverá uma mudança muito radical na Câmara. Cremos que pouquíssimos vereadores atuais estarão no próximo mandato.”
“Estamos apoiando e estaremos com Zanatta e Cristiano nas próximas eleições, porque entendemos que o governo está satisfatório…Tem pontos a melhorar, lógico que tem, e vamos apontar o que achamos que tem que ser melhor. Esta será nossa forma de contribuição.”
_______________________________________________
De olho
Em ano de eleições os vereadores iniciam o exercício Legislativo promovendo diversas reuniões e audiências. Até o vereador Cristian Souza, Republicanos, mais discreto em suas ações no Plenário da Câmara promoveu três reuniões no mesmo dia.
Na pauta, melhorias no Cais do Porto para os barqueiros, Semana do Som Automotivo e dos Carros Rebaixados e sobre uma nova pista de Skate.
Desde que ele assumiu, esta é a primeira vez que se tem conhecimento deste tipo de ação
Tomara fosse este o ritmo em toda a legislatura. Quem sabe na próxima?