Diferença entre o hiphop e o rap

Salve galera!!!
Estamos aqui novamente pra falar de cultura hiphop. Na verdade, para explicar para as pessoas a diferença entre cultura hiphop e a música rap.

Alguns confundem cantar rap ou cantar hiphop. A diferença é que rap é uma música, um elemento do hiphop e quem canta é o mestre de cerimônia (MC); e o hiphop é a cultura em si, que aglutina os outros elementos, como o grafitte, a dança de rua (Break) e o DJ, e juntos com o MC trabalham para trazer novas perspectivas de vida pra quem se sente desamparado pelo Estado e pela sociedade. Essas pessoas muitas vezes se tornam mais uma estatística ruim, do que muitas vezes acontece nas comunidades.

A cultura Hiphop é a ferramenta de transformação na sociedade. Mudar o destino de alguém de forma positiva é fazer hiphop, e não precisa ser de um dos elementos da cultura. Mesmo que a pessoa não seja adepta ao movimento, se ela procura fazer ações positivas, que mudam a vida das pessoas, isso é ser hiphop e é isso é o que importa. É isso que torna o hiphop, pra mim, fundamental. Por isso que amo o que faço.

Isso é hiphop. Simples assim. A cultura que me ajudou a não ser mais uma estatística, mas sim referência para muitas pessoas. Sei que não podemos agradar a todo mundo, mas sigo na missão e lutando por essa ferramenta que realmente faz a diferença na vida de muitas pessoas; principalmente as que vivem nas periferias, as excluídas, as desamparadas mostrando que nós podemos estar em todos os lugares.

Se não fosse pela visibilidade dentro da cultura, com certeza hoje eu não seria colunista, apresentador de televisão, repórter, produtor cultural e rapper. O hiphop me ensinou que eu decido meu destino, e eu decido até onde eu devo ir, então seguirei em frente e minha fé me mantém de pé!!!
AXÉ!!
Até a próxima..
AQUI MC PEDRÃO E EU SOU +1 SOBREVIVENTE!!!!

Últimas Notícias

Destaques