Inovar é, segundo o dicionário, o ato de realizar algo novo ou que nunca havia sido feito antes. É uma forma de fazer que gera novidade ou restauração.
Tendo esse conceito como pano de fundo, o Governo do Rio Grande do Sul vem expandindo o seu modo de fazer em diversas áreas prioritárias, mantendo o foco no bem-estar da população.
No meio ambiente, a inovação ganhou protagonismo com a promoção de um novo olhar sobre os ativos ambientais do Estado, que é tudo o que a natureza oferece e a forma como fazemos uso disso.
Utilizar das riquezas naturais de forma sustentável, aproximar a população da biodiversidade promovendo sensação de pertencimento e valorizar as boas práticas no campo são apenas algumas iniciativas que geram um grande retorno social, ambiental e econômico.
O comando e o controle são necessários, mas planejamento e políticas públicas que reduzam os ilícitos ambientais são ainda mais importantes. Acreditamos que a proteção ambiental deva ser feita de forma antecipada, evitando a degradação.
Por isso, o foco da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura são programas e projetos de incentivo à promoção do meio ambiente, das atividades estruturantes para o ordenamento urbano, do bom funcionamento das instituições envolvidas na preservação do meio ambiente, do extrativismo sustentável, da educação ambiental, do uso adequado dos recursos naturais, e da infraestrutura que promove desenvolvimento e proteção.
Esse olhar renovado sobre o meio ambiente está cada vez mais consolidado dentro do governo estadual. O desafio, agora, é comunicar à população para que esse entendimento seja efetivo.
Que a Semana Mundial do Meio Ambiente sirva para isso: informar, educar e refletir. Que possamos aproveitar o momento para valorizar o que é nosso, dos brasileiros e dos gaúchos. Que o nosso conservadorismo histórico seja, agora, o catalizador para a valorização da nossa maneira sustentável de usufruir deste rico território.
Porque a sustentabilidade nos une.