O maior festival de cultura, arte e protagonismo negro do mundo é nosso. Durante o mês de fevereiro, a festa do Carnaval acontece simultaneamente em várias cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, principal ponto turístico do País e ícone do mundo carnavalesco, em 2024, se comemora os 40 anos do Sambódromo, equipamento público cultural de referência nacional. E, nesse mesmo ano, em Montenegro, comemoramos o fortalecimento da Associação de Entidades Carnavalescas.
Mas os questionadores vão questionar: o que o Carnaval do Rio tem haver com Montenegro? Você acha mesmo necessário investir dinheiro no Carnaval? Porque o Carnaval é tão importante?
Então… deixa eu te contar uma história!
As festas populares representam a preservação da cultura de um povo. O Carnaval, assim como todas as manifestações culturais populares, merece respeito, dignidade e investimentos para acontecer. Um município que oferece à sua população condições para a realização dos festejos do Carnaval contribui para a preservação de sua história e identidade criando condições para para o desenvolvimento de sua comunidade em diversos aspectos, como psicossociais e econômicos.
Carnaval é patrimônio imaterial do povo brasileiro e representa, também, a resistência de um povo. É a oportunidade das comunidades mostrarem o que tem de melhor. As verbas públicas direcionadas aos eventos culturais e às manifestações populares são necessárias e indispensáveis, além de serem complementares à saúde mental e ao bem estar da população de um município. Quando bem investidas, revertem em um sistema que fomenta geração de renda, empregabilidade , promoção da arte, cultura e aumento do turismo. Patrocinam projetos culturais, sociais e artísticos que engajam crianças, adolescentes, adultos e idosos. Nada mais justo, que Montenegro, a Cidade das Artes, demonstre responsabilidade e invista de maneira equânime em todos os setores culturais, progressivamente, para que no futuro o Carnaval possa dispor de recursos financeiros significativos, assim como as demais manifestações culturais.
Cabe a cada um de nós respeitar, apoiar, comparecer e aplaudir o espetáculo proporcionado pelo carnaval, a fim de que nossos blocos e escolas de samba, que se caracterizam como redutos e espaço de memória e resistência negra, se fortaleçam e agreguem valor à identidade cultural do município de Montenegro. Nosso salve a todos aqueles que acreditaram, que acreditam e que fazem o Carnaval acontecer. Nosso salve aos grandes carnavalescos que tivemos. Nosso parabéns a estes homens e mulheres que são os griôs da cultura carnavalesca.
Vida longa à Associação de Entidades Carnavalescas de Montenegro. Saravá!