Vida no Porto das Laranjeiras

O cais – Porto das Laranjeiras – que circunda a Rua Álvaro de Moraes, bairro centro em Montenegro é indiscutivelmente umas das regiões mais importantes de nossa cidade. Tanto a cidade como a região foi fundada a partir do cais. A cidade de Montenegro completará 150 anos no ano que vem e o Porto das Laranjeiras continua com sua relevância econômica e turística.

Ao assumir a minha primeira legislatura em 2016 percebi surpreso que não tínhamos uma estrutura física para receber as pessoas que visitavam o cais. Não tínhamos banheiros públicos com estrutura adequada para receber as famílias e pessoas portadoras de necessidades especiais. Então, a partir deste período comecei a trabalhar para mudar o cenário precário do cais. Minha proposta era revitalizar o prédio que fica ao lado da Câmara de Vereadores. Eu queria reformar o anexo e coloca-lo a disposição da população.

É importante ressaltar que o anexo é um prédio de propriedade do município, necessitando de liberação do Executivo para que a Câmara fizesse qualquer intervenção. Desta forma, fiz várias reuniões com o Executivo, a fim de receber a sua cedência para que a Câmara pudesse revitalizar e transformá-lonum espaço cultural com banheiros públicos.

Infelizmente, não obtivemos sucesso até o final da legislatura, que foi até 2019. No meu segundo mandato, que se iniciou em 2020, assumi a presidência da Câmara. Isso me deu a oportunidade de reiniciar o projeto de revitalização do anexo. Como presidente da Câmara, retomei as tratativas com o Executivo – na pessoa do prefeito Gustavo Zanatta. Já, na primeira reunião, tive a palavra do prefeito que seria assinado o ofício de liberação de cedência do prédio para que a Câmara de Vereadores fizesse as devidas reformas no prédio.

O anexo fica ao lado da Câmara de Vereadores e compreende um salão com aproximadamente 6m x 7m mais banheiros. O projeto prevê um espaço cultural para que as entidades possam utiliza-lo para seus devidos fins, mediante agendamento na secretaria da Câmara. Os banheiros atenderão portadores de necessidades especiais e terá umfraldário. A empresa responsável pela reforma do prédio concluirá a obra até o final do ano. Também quero lembrar que no período em que estive como presidente da Câmara, contratei uma empresa de manutenção e limpeza para prestar esse serviço à Câmara, a mesma empresas será responsável pela manutenção e limpeza do espaço cultural.

Nos próximos dias estarei oportunizando a comunidade montegrina a participar da escolha do nome oficial do espaço cultural, com o intuito de democratizar esta escolha, pois este espaço é muito importante e de grande utilidade para os visitantes do Cais do Porto. Nós teremos neste espaço a oportunidade de apresentação de artistas, feiras de livros, artesanatos, informações turísticas e tantas outras atividades relacionadas à cultura.

 

Últimas Notícias

Destaques