No dia 04 de outubro, o executivo municipal, através da Secretaria da saúde lançou a campanha “Montenegro contra a dengue”. Essa campanha é em razão do grave estado de contágio que estamos enfrentando. O estado do RS lançou um alerta máximo sobre a dengue no dia 20 de abril do corrente ano, em seguida, no dia 29 de abril a prefeitura municipal lançou o Decreto Municipal nº 8.735 declarando situação de emergência em saúde pública, em todo o território do Município de Montenegro, em razão do surto de dengue associado à infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.
Este texto tem o objetivo de compartilhar com o leitor a preocupação e os cuidados que devemos ter neste momento no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os números são alarmantes, tanto na zona urbana como na zona rural o aumento de casos é impressionante. Em relação ao mesmo período do ano passado aumentou o número de casos em 247. Em 2021, até setembro, tínhamos dois casos registrados. Neste ano, até o mesmo mês, temos 249 casos positivos.
Assim, se faz jus a campanha lançada pela secretaria da saúde: MONTENEGRO CONTRA A DENGUE. As primeiras ações incentivadas pela campanha são as seguintes: Ações emergenciais (recolhimento de objetos com mutirão nos bairros, visitas nas casas) e, ações permanentes de conscientização da população (campanhas educativas, materiais de distribuição). Segundo o plano de ação do governo serão as seguintes medidas a serem tomadas: Distribuir Kits de Limpeza, conversar com moradores, recolher de entulhos (50 cargas só no bairro Estação), aplicar venenos, ação com Vigilância em Saúde, Defesa Civil, Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Viação e Serviços Urbanos.
O problema da dengue não é novo para nossa população. Assim como, os cuidados a serem tomados. Não há novidade no combate ao vírus, mas é de extrema urgência limpar nossos terrenos, pátios e áreas desocupadas. Não adianta fazermos tal qual o avestruz que esconde a cabeça. O vírus está aí, estamos nos aproximando do verão – período com maior índice de casos. Convido a comunidade montenegrina a se engajar na campanha Montenegro contra a Dengue. Este é mais um caso que prevenir é melhor que remediar.
Temos ouvido o testemunho de pessoas que foram contagiadas com dengue. Os sintomas mais comuns são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal esta, falta de apetite, dor de cabeça. Manchas vermelhas no corpo. erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal. As pessoas contaminadas falam da dor, comentam sobre fortes febres. Temos que tratar com seriedade o alto índice de contagio que nos encontramos. Convoco a todos para enfrentarmos o mosquito transmissor Aedes Aegipty.