Em 21 de março de 2021 protocolei um pedido de indicação para que o executivo estudasse a viabilidade de trocar a iluminação pública a vapor por led. Como tenho uma longa carreira no setor elétrico, sei muito bem a diferença nos quesitos de iluminação e economia que diferenciam as antigas lâmpadas a vapor e as modernas a led. As vantagens da LED sobre a vapor justificam e muito o pedido de indicação e a troca urgente.
Não vou deter-me a questões técnicas que diferenciam uma da outra. Essas diferenças servem para os técnicos e profissionais da área. Mas vou relatar 9 vantagens da iluminação a led retiradas do site “Portal Energia Renováveis”:
1. Sustentabilidade: a lâmpada de LED não entrou na Lei de Resíduos sólidos, pois não possui metais pesados em sua composição. 2. Acendimento: o LED é resistente a vibrações e não possui problemas de queima ou falha de filamentos, pois usa um chip para ser acionado.3. Noite estrelada: Como a luz do LED é direcionada para a pavimentação, é menor seu índice de ofuscamento. Graças a isso, é possível, por exemplo, enxergar-se as estrelas à noite. 4. Menos pontos escuros: Como controla a luz por lente e não por espelho, o LED tem um controle óptico que garante à luz chegar ao lugar certo, fornecendo uma luz mais uniforme e com menos zebramento. 5. Visão melhorada: O olho humano à noite percebe melhor os espectros de luz emitidos pela iluminação branca do LED, por isso existe a percepção de maior claridade sob luzes brancas. 6. Manutenção do fluxo luminoso: o LED possui componentes que garantem o fluxo luminoso consistente em até 70% da vida útil. 7. Manutenção: o LED diminui consideravelmente a necessidade de manutenção e, consequentemente, o custo envolvido no processo. 8. Interatividade: Por ser uma luz eletrônica, o LED permite a inserção de gerenciamento e monitoramento remoto (dimerização, controle de fluxo de luz e de consumo). 9. Economia: O LED economiza em até 75% a menos energia que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio, impactando diretamente na saúde financeira.
Eu, como legislador e cidadão montenegrino, agradeço o fato de o executivo ter acatado nosso pedido e iniciado em abril passado a troca da iluminação a vapor por LED. Na época foram contempladas as seguintes ruas com seus pontos de iluminação: Osvaldo Aranha, pontos 97; João Pessoa, 26; Olavo Bilac, 40; São João, 18; Santos Dumont, 29; Ernesto Pop (Via I), 54; Bruno de Andrade/José Luis, 106, Capitão Cruz 25; Capitão Porfírio, 27; Buarque de Macedo, 46; Ramiro Barcelos, 68; Fernando Ferrari/Ivan Jacob Zimmer, 52; Júlio Renner (Via II), 139; TorbjornWeibull, 78; Bento Gonçalves, 20.
Hoje, a estimativa é de novecentas lâmpadas trocadas, o que significaria em torno de 5% da iluminação do município. Pode parecer pouco, mas se formos aos valores em reais entendemos o quão valiosa tem sido esta troca. O município já recebeu a sua conta de luz contabilizada até agosto. O valor é estimado para nossa conta de luz de agosto até o final do ano é de R$2.400.000,00. Se fizermos um cálculo rápido e superficial, economizamos em torno de R$140.000,00.