Vamos falar sobre o orgulho de ser brasileiro?

Estamos nos aproximando do dia 7 de setembro, uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil. Foi neste dia, no ano de 1822, que ocorreu um dos principais acontecimentos históricos do nosso país: a nossa independência. A proclamação foi feita por Dom Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo. Desde então, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal, iniciando a sua trajetória de um país independente.

Mas o que significa ser um país independente? Um país independente é aquele que tem total autonomia para cuidar de todas as coisas que acontecem no seu território. Ser independente é quando o povo tem poder de escolher o sistema de governo e seus representantes, a partir de suas tradições ou convicções sem que o governo de outro país interfira. Ser independente é ser capaz de decidir sobre a maneira de organizar a administração, a economia, a política e as demais instituições sociais.

O Brasil é um país independente? O Brasil tem na sua história, uma cultura própria, que organiza a vida interna de acordo com o que é decidido por meio de seus representantes, eleitos pelo voto direto em eleições livres. Somos um país com uma política econômica própria, apesar de ser controlada pelo mercado, tomamos as nossas próprias decisões.

Somos um país com natureza e paisagens belíssimas, comida típica, dos pratos mais diversos, do sul ao norte, música, dos diferentes ritmos e mais animados, sem contar o povo, alegre e contagiante. Pelos olhos do mundo somos vistos como o país do futebol e do carnaval. Um povo considerado alegre e hospitaleiro.

Neste mês, precisamos reforçar os nossos valores e o sentimento pelo país onde nascemos. Vamos resgatar o símbolo da nossa liberdade, conscientizando a todos sobre a importância da Pátria e da História do Brasil. Vamos estimular o civismo, orgulho e o respeito à bandeira e a outros símbolos nacionais.

Recentemente ainda debatíamos o uso da bandeira brasileira como um ato político. Todos temos o direito de reivindicar, mas usar símbolos nacionais deve ser um direito de qualquer brasileiro, independente das cores partidárias ou de lado político. Exibir a bandeira do Brasil é mostrar o orgulho de ser brasileiro. É trazer e resgatar a história e os valores simbólicos de uma nação. É mostrar o amor pelo país.

No dia 7 de setembro, precisamos dar mais valor aos aspectos positivos do nosso país e da nossa história que foi de muitas lutas. Ainda falta o sentimento nacionalista por parte dos brasileiros, aquela sensação de pertencimento ao país. Apesar de que, esse sentimento, tem crescido muito nos últimos anos.

Então, vamos demonstrar o nosso orgulho de ser brasileiro?

Últimas Notícias

Destaques