Poucas experiências se comparam à sensação de dever cumprido quando conseguimos, por meio do nosso trabalho de vereador, encontrar soluções para os problemas que afetam a comunidade. Nesta semana, tivemos uma notícia muito boa. Depois de muito diálogo, conseguimos encontrar uma solução para resolver a ausência dos atendimentos do IPE Saúde em Montenegro.
Desde a suspensão dos atendimentos do IPE Saúde no Hospital Unimed do Vale do Caí, estamos buscando uma forma de suprir as necessidades dos beneficiários. A notícia de que o Hospital Unimed Vale do Caí suspenderia os atendimentos pelo IPE, deixou os servidores públicos estaduais do nosso município e todos os usuários apreensivos. Isso nos motivou a procurar por uma alternativa.
Num primeiro momento, buscamos nos reunir com a diretoria do Hospital Unimed e servidores públicos estaduais, a fim de ouvir da direção do hospital, o motivo que levou a suspensão deste serviço. A direção da Unimed informou que houve a tentativa para manter os atendimentos e que sempre esteve disponível para negociação com IPE, mas que não recebeu nenhuma proposta do Instituto. Naquela reunião, criamos uma comissão formada por servidores públicos do judiciário, educação e segurança, incumbidos de levar a preocupação dos usuários até a diretoria do IPE, em Porto Alegre.
Na semana passada, recebi uma carta no meu gabinete, na Câmara de Vereadores, da Sra. Maria Barreto Steigleder, de 81 anos, usuária do IPE Saúde. Escrita a mão, a mensagem dizia o seguinte: “Vereador Gustavo Harres de Oliveira. Admiro muito o teu trabalho como representante do povo. Adorei saber que vais “tentar” ajudar os “dependentes” do IPE. Desconto para o “Instituto” há 61 anos. Agora, que mais preciso, com 81 anos, não tenho mais atendimento na Unimed e pouquíssimos médicos ainda atendem.”
No início dessa semana, estivemos na sede do IPE Saúde em Porto Alegre para solicitar a retomada dos atendimentos. O presidente do IPE Saúde nos informou que já existe um acordo para o credenciamento do Hospital Montenegro (HM), e que em breve o serviço será ofertado novamente à comunidade montenegrina e região. O diretor do Hospital Montenegro que também esteve presente, confirmou as tratativas. O hospital irá oferecer toda uma estrutura necessária para atender da melhor forma os usuários do IPE Saúde na cidade.
Não há nada mais gratificante do que ver os problemas da nossa comunidade sendo resolvidos. Como representante do povo, me coloco sempre a disposição para contribuir com a nossa cidade. Seguimos atentos!