R$ 100 mil para a causa animal

Apoiar a causa animal foi uma das minhas propostas de campanha. Coloquei o meu nome à disposição de associações voluntárias e protetoras dos animais para ser um aliado da causa na Câmara de Vereadores de Montenegro.

Um dos temas que me comprometi a trabalhar foi de incentivar as campanhas e programas de castrações em animais de pequeno porte, em especial cães e gatos.

Andando pelas ruas e vias da cidade, uma cena se mostra bastante comum, independendo do bairro, e principalmente no Centro: animais são vistos circulando livremente em condições de abandono.
São animais que passam fome, sede e muitas vezes ficam doentes, provocando um grave problema de saúde pública para o município, podendo até transmitir, por meio da mordida, doenças como a raiva.
Mas o que fazer para controlar?

Conforme especialistas, a castração seria a melhor alternativa. Além de inibir instintos de demarcação de território, agressividade e uma série de doenças, a esterilização de fêmeas e machos auxilia no controle populacional, evitando o aumento do número de animais abandonados.

Castrar um cachorro ou gato, portanto, pode ser um ato de responsabilidade, pois estará não apenas prevenindo possíveis doenças, mas também contribuindo para reduzir a quantidade de filhotes indesejados.

A ação de castração já foi comprovada ser eficaz em outros países. A Holanda, por exemplo, se tornou um dos primeiros países no mundo a não ter mais cachorros de ruas. No seu plano decontenção de animais de rua, o governo holandês adotou a castração logo na primeira etapa do programa.

Pensando nisso, ainda em janeiro deste ano, encaminhei um ofício para o gabinete do Deputado Federal Jerônimo Goergendo partido Progressista solicitando uma emenda parlamentar para a aplicação imediata na intensificação de castrações de animais.

Nessa última semana recebemos uma excelente notícia. Entreguei ao Prefeito Municipal, Gustavo Zanatta e ao Vice-Prefeito, Cristiano Braatz, a emenda parlamentar no valor de R$ 100,000,00 (cem mil reais) destinada exclusivamente para o custeio de castrações em benefício a causa animal do nosso município. Este recurso foi obtido através de uma emenda ao orçamento da União apresentado pelo deputado Jerônimo.

Nas redes sociais as instituições e a comunidade em geral comemorou o anúncio, ressaltando a importância da verba para a castração como um ato de amor e carinho pela causa, e evitando que mais animais se espalhem pelas ruas.

Essa é uma notícia que muito nos orgulha, pois nunca na história do município de Montenegro, a causa animal recebeu um recurso tão importante para aplicações em programas e ações voltados à saúde e bem-estar animal, em especial aos cachorros e gatos.

Últimas Notícias

Destaques