Primeiro passo para receber a 5G em Montenegro

Um dos grandes avanços no Brasil nos últimos anos foi à chegada da 5G. Essa nova tecnologia veio para mudar a vida das pessoas. É a quinta geração de conexões de internet móveis com maior alcance e velocidade.

Todas as capitais brasileiras já estão conectadas a rede 5G. A cidade de Brasília foi a primeira aimplementar a tecnologia. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre foi a pioneira a receber a rede, a partir de antenas instaladas em pelo menos 44 bairros da capital.

De acordo com o Ministério das Comunicações, o próximo passa para expansão do 5G no Brasil é a ativação da rede em cidades com mais de 500 mil habitantes. No entanto, ainda falta muito para que a tecnologia esteja disponível em todo o país, principalmente até chegar aos municípios menores.

Mesmo assim, isso não quer dizer que não devemos começar a trabalhar desde cedo. Todos os municípios precisam ajustar a sua legislação para a instalação da 5G. Um dos motivos que viabiliza o início das operações refere-se à desburocratização das leis municipais e simplificação das normas urbanísticas para facilitar a instalação de antenas de telefonia e internet pela cidade. Em Montenegro começamos a dar os primeiros passos.

Nesta última semana, através do meu gabinete, realizamos uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir ações que possam ajudar o município a se preparar para receber a rede 5G. Desta forma, estaremos dando um passo a frente em relação aos outros municípios gaúchos. Para contar com a tecnologia, precisamos adequar e atualizar nossa lei em conformidade com as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Atualmente, contamos com uma legislação bem específica na área ambiental regida pela Lei Nº 5.087/09, que dispõe sobre a instalação de Estações Rádio Bases, Mini-Estações de Rádio Base, Torres, Sistemas de Rádio Transmissão e equipamentos autorizados e homologadas pela Anatel.

Sabemos que isso não vai acontecer de uma hora para a outra, mas é um trabalho que precisa começar a ser desenvolvido o quanto antes. Cada vez mais as cidades estão evoluindo e acompanhando as novas tecnologias à medida que elas vão surgindo. Montenegro não pode ficar para trás. O uso da 5G vai afetar positivamente na economia, nos investimentos locais, na geração de emprego, inovação, competividade e crescimento de negócios e, consequentemente, na qualidade de vida das pessoas.

Temos um desafio pelo frente, assim como tantos outros na cidade. No entanto, penso que precisamos olhar para o futuro e investir em novas tecnologias.

Últimas Notícias

Destaques