Primeiro mutirão para a retirada de fios soltos

A quantidade de fios soltos nos postes de energia elétrica tem aumentando cada vez mais em Montenegro. Esse já é um problema bem recorrente. Basta circular pelas ruas que é possível verificar algum fio inutilizado em algum ponto da cidade.

Essa é uma situação que acabou se tornando um grande problema, principalmente em função daquelas empresas que deixaram de operar na cidade há algum tempo. São fios que não recebem mais manutenção e que não são retirados pela empresa. Esses fios causam um risco potencial à segurança das pessoas, prejudicando o visual da cidade e gerando um aspecto feio e poluído.

Pensando em solucionar este problema, no início do mandato, aprovamos o Projeto de Lei nº 30/2021, de minha autoria, que dispõe sobre o alinhamento e retirada de fios em desuso e desordenados existentes nos postes de luz do município de Montenegro. Fica estabelecido a obrigatoriedade da empresa responsável pela utilização da rede elétrica pela retirada dos fios. O tempo necessário para a adequação da lei é de dois anos, prazo que expira ainda neste ano. Em caso de não cumprimento da lei será aplicada uma penalização.

Sabemos da dificuldade que será de início o cumprimentoda lei na cidade, muito em função da falta de fiscalização por parte do governo. Apesar disso, precisamos buscar alternativas. Por isso, no final do ano passado, entreguei um ofício para a Consultora de Negócios da RGE, Juliana Ehlert Damian, solicitando a realização de um mutirão para a limpeza e retirada dos fios não mais utilizados na cidade de Montenegro. Na semana passada, estivemos reunidos novamente na Câmara de Vereadores, onde ficou confirmado que no mês de maio será realizado o primeiro mutirão. A ação contará com a presença das empresas que utilizam a rede elétrica, a RGE e a Prefeitura Municipal. O local ainda será definido, mas a minha sugestão é que se inicie pela Rua Ramiro Barcelos, no centro.

Iniciativas como essa são essenciais para garantir a segurança e melhorar o visual da cidade. Acredito que teremos outros mutirões, que, com o tempo, serão ampliados para os outros bairros. Enquanto isso, é necessário que a população continue cobrando e denunciando os casos de fios soltos existentes nos postes de luz. Inclusive, nos últimos meses, o nosso gabinete registrou mais de 20 pontos com problema de fios inutilizados na cidade.
Seguimos atentos e cobrando os órgãos competentes para solucionar esse problema que afeta o nosso município.

Últimas Notícias

Destaques