O Banco de Doações

O frio intenso na cidade começa a mobilizar a prefeitura para ajudar de forma emergencial aquelas pessoas em situação de rua, e grupos vulneráveis que necessitam de roupas e agasalhos para se aquecer durante as temperaturas mais baixas.

A situação de moradores de rua é um problema crônico e crescente nas cidades brasileiras, principalmente nas grandes capitais. Em Montenegro, felizmente o número de moradores de rua é pequeno. Porém, o que mais preocupa é o aumento de pessoas e famílias que se encontram em condições de vulnerabilidade social.

É neste sentido que a administração municipal pensou em criar um novo espaço para receber todos os tipos de doações, incluindo roupas de inverno, cobertores e agasalhos que serão distribuídos às famílias. Estima-se que mais de 2 mil famílias serão contempladas com o novo Banco de Doações, localizado na Rua Dr. Flores, número 756, no bairro Industrial, no antigo Departamento de Trânsito.

Esse trabalho social já vinha sendo desenvolvido desde o ano passado, quando inauguramos o nosso próprio Centro de Referência de doações na sede da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD). Essa ideia partiu de uma indicação do nosso gabinete. A iniciativa para a instalação de um centro para doações de roupas e calçados em Montenegro surgiu após conhecermos o modelo de trabalho realizado na cidade de Lajeado. A visita ocorreu no ano passado.

Já nesta semana, tive a oportunidade de conhecer o novo Banco de Doações do nosso município. Por lá, será possível as pessoas retirarem e doarem as suas peças de roupas. Ao mesmo tempo, recebemos as primeiras doações de peças de frio que serão distribuídas para as famílias. A doação veio através de um grande amigo meu, Cristian Berton, residente em Lajeado que preferiu doar as suas peças na cidade de Montenegro.

Fico muito contente e agradecido em poder ser um elo entre a população e a administração neste tipo de ação. Se depender de mim, farei sempre o possível para ajudar quem precisa. Por isso, precisamos estar preparados para atender todas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. E a administração, através da SMHAD, vem realizando um excelente trabalho neste sentido.

Para aqueles que também tiverem interesse em doar, procurem o Banco de Doações. Estudo científicos revelam que ajudar aos outros aumenta a nossa própria felicidade. Dizem que esse tipo de ação também aumenta os nossos níveis de satisfação, proporcionando senso de sentido e criando a sensação de bem-estar, melhor humor e reduzindo o estresse. Quem aqui nunca se sentiu bem depois de ajudar uma pessoa?
Este é mais um projeto que visa contribuir com a melhora na qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade. Esperamos que a comunidade montenegrina se solidarize com essas famílias, garantindo assim, mais dignidade a quem precisa.

Últimas Notícias

Destaques