O ano só começa em março?

Após uma pequena pausa, estamos de volta com a nossa coluna semanal. Agradeço à direção do Jornal Ibiá por conceder esse espaço novamente para que possamos expressar a nossa opinião e divulgar o nosso trabalho à frente do Legislativo montenegrino.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no ditado de que o “ano só começa, oficialmente, depois do Carnaval”. Esse momento acabou virando uma questão cultural em nosso país, onde as pessoas realmente acreditam que as coisas só começam a andar depois dos “festerês”.

Apesar disso, o meu gabinete na Câmara de Vereadores seguiu de portas abertas e trabalhando após as festas de final de ano, desde Janeiro. Com o intuito de dar o“ponta pé” inicial em 2023, durante esse período, preparamos os pedidos de providências e requisitamos diversas reuniões para tratar de assuntos de interesse da comunidade.

Somente neste mês de março, serão abordados três temas em diferentes reuniões nesta Casa Legislativa. Quem lembra do anteprojeto que apresentamos em 2021 para a reforma do prédio histórico da beira do rio? O material foi entregue para a Prefeitura para que o Executivo desse andamento, no entanto, o projeto não avançou desde lá. Por esse motivo, solicitamos uma nova reunião, para que possamos aprofundar o assunto. A reunião está agendada para a próxima segunda-feira, dia 13, às 9h.

Outra questão que vamos abordar na Câmara diz respeito ao serviço de tratamento de esgoto e fornecimento de água ofertado pela Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan. A reunião está marcada para ocorrer no dia 15 de março, também às 9h.

Desde o início do nosso mandato, estamos trabalhando para terminar com os fios soltos e em desuso nos postes de energia elétrica da cidade. É muito comum, andar pelas ruas de Montenegro e se deparar com os fios jogados no chão ou pendurados. Em Julho de 2021, criei o Projeto de Lei que dispõe sobre o alinhamento e retirada dos fios, o que obriga a empresa concessionária ou permissionária a fazer a retirada dos fios não utilizados nos postes de luz.

Sabemos que esse é um assunto delicado e que não vai acontecer da noite para o dia. É preciso um passo de cada vez. A lei já existe, agora precisamos colocar em prática. Para começar, sugeri que iniciássemos um mutirão, a começar pela Rua Ramiro Barcelos, juntamente com a Administração Municipal, RGE e companhias responsáveis pela ocupação destes espaços, para a retirada dos fios localizados neste ponto da cidade. Convoquei uma reunião para ajustarmos os detalhes. Ela está prevista para acontecer no dia 16 de março, também às 9h, na Câmara de Vereadores.

Enquanto algumas pessoas aguardavam o mês de março para, de fato, iniciar o ano, os trabalhos no meu gabinete e na Câmara Municipal não pararam. Neste período, tivemos o impeachment de uma vereadora, aprovamos o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), indicamos a redução de salário do cargo de Secretário Geral da Câmara, entre outros vários projetos que deram entrada na Casa.

Assim, seguimos para um ano de muito trabalho na Câmara de Vereadores. Vamos em frente que o ano já começou!

Últimas Notícias

Destaques