A busca por um estilo de vida saudável e ativo deveria ser uma prioridade na vida das pessoas. O exercício físico regular é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar. Porém, em meio às agitações do cotidiano, nem sempre é fácil encontrar motivação necessária para a prática constante.
Embora exista o desafio, no município de Montenegro, chama a atenção o grande número de pessoas e atletas que praticam, diariamente, atividades físicas ao ar livre pelas ruas da cidade. Práticas comuns como caminhadas, corridas e ciclismo. No entanto, muitas vezes, os atletas acabam esbarrando na ausência de uma infraestruturaadequada para a realização de suas atividades.
Pensando em melhorar neste aspecto, no início deste ano, protocolamos uma indicação ao prefeito municipal, Gustavo Zanatta, para que fosse avaliada a viabilidade de implantação de uma rota esportiva passando pelos pontos turísticos da cidade.
Se pararmos para analisar, Montenegro é uma cidade privilegiada, com excelentes pontos turísticos para a prática de atividades físicas ao ar livre. Temos o Morro São João, Cais do Porto das Laranjeiras e o Parque Centenário. Com a revitalização do Parque Centenário em andamento, teremos a instalação de uma pista de atletismo emborrachada para atletas e entusiastas do esporte. Já é um grande avanço para aqueles que buscam a corrida e a caminhada como atividade física, seja para lazer ou profissional.
Para ampliar ainda mais o debate, no início desta semana, promovi uma reunião na Câmara de Vereadores, com membros da diretoria de desporto e atletas da cidade, onde tivemos a oportunidade de conversar sobre a viabilidade de implantação desta rota esportiva.
Diversas cidades ao redor do mundo já implementaram com sucesso rotas esportivas em seus pontos turísticos. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo é conhecida por suas praias deslumbrantes, e as rotas esportivas ao longo da orla permitem que moradores e visitantes desfrutem de uma vista espetacular enquanto se exercitam. Por que não fazer o mesmo na nossa orla do Rio Caí? Também em Paris, na França foram integradas rotas esportivas em seus parques e ao longo do rio Sena, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar a cidade enquanto praticam exercícios físicos.
A nossa proposta é que se comece instalando placas informativas bem claras, indicando o início do trajeto até o ponto final, bem como a instalação de equipamentos de ginástica nos respectivos pontos turísticos. Entretanto, para que a iniciativa seja bem sucedida, é necessário primeiro a elaboração de um projeto, e posteriormente trabalhar para buscar recursos para a implementação.
Com o devido planejamento do setor público e envolvimento da comunidade e da iniciativa privada, acredito que essa proposta poderá ser executada, despertando ainda mais o interesse pela prática da atividade física, bem como, o estímulo ao turismo local.