A relação entre Montenegro e o esporte já vem de uma longa data. Desde sempre os montenegrinos tiveram uma identificação muito forte na área esportiva, em diferentes modalidades, seja ela no amador ou no profissional.
Como por exemplo, entre os anos 80 e 90, onde personagens da equipe de vôlei da Frangosul colocaram a cidade no cenário nacional e eternizaram uma história linda para o esporte montenegrino.
No futebol, tivemos diversas instituições que viveram grandes momentos na cidade e que foram importantes na formação de atletas, bem como sempre incentivaram e realizaram atividades esportivas dentro da cidade. Além disso, há muitos anos que Montenegro vem formando jovens atletas, que buscam novas experiênciasprofissionais fora do Estado e do País.
O esporte como um todo é uma ferramenta importante na formação psicossocial do ser humano. De fato, a sua prática regular, além de proporcionar uma vida mais saudável, é também uma peça fundamental ao processo de inclusão social, contribuindo para o desenvolvimento moral dos cidadãos.
Conforme estudos realizados pela Organização das Nações Unidas, comprovam que o esporte tem como princípios o desenvolvimento físico e da saúde e para a aquisição de valores necessários para a coesão social e mundial.
Além disso, a prática regular de exercícios físicos trazem outros benefícios para o nosso organismo. O esporte ajuda também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da nossa autoestima.
Pensando nisso, no início do meu mandato de vereador, ainda em janeiro, encaminhei um pedido de indicação ao executivo para a criação do Programa “Empresa Amiga do Esporte e do Lazer”, que em março deste ano, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Montenegro.
O projeto “Empresa Amiga do Esporte e do Lazer” foi uma das minhas promessas durante a campanha eleitoral. O presente projeto tem o objetivo de promover parcerias entre pessoas jurídicas e Poder Público, de modo a permitir que empresas se engajem e promovam benefícios diretos às ações esportivas, por meio de doações de materiais, realização de obras e manutenção de equipamentos esportivos públicos, reforma e ampliação de áreas destinadas à prática de atividades físicas e de lazer.
Também, fica permitida a realização de ações que visem fomentar o esporte na cidade, em troca de publicidade, como a exposição de placas e instalação de selos no local beneficiado.
Este projeto contribuirá muito não só na melhoria da qualidade de vida de jovens e crianças da nossa cidade, mas também incentivará a formação de novos talentos, que futuramente poderão se tornar atletas profissionais da área esportiva, assim como há anos se viu em Montenegro.
Portanto, se quisermos voltar a ser referência no esporte, precisamos, cada vez mais, incentivar a prática do esporte dentro da nossa própria cidade. E essas ações devem também ter o apoio do poder público, que entendeu a importância deste projeto e aceitou o meu pedido de indicação.