Quando criança, aos 9 anos de idade, desembarcava pela primeira vez no Aeroporto Internacional Presidente Jucelino Kubitschek, na cidade de Brasília, no Distrito Federal. Foi uma viagem que fiz com a companhia da minha mãe, em 1989, para conhecer a belíssima e planejada Capital do País.
Não me recordo muito bem, mas as fotografias tiradas naquela época me fazem lembrar que estive em frente à Praça dos Três Poderes, espaço que abriga os três poderes: o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
Depois de mais de 30 anos, volto a pisar em Brasília, mas desta vez, como vereador e representante da população montenegrina. Estive na Capital Federal, entre os dias 28 e 30 deste mês, acompanhando o Prefeito Gustavo Zanatta, o Secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz, e o Gestor de Contratos e Convênios, Sílvio Kael, a fim de agilizar o andamento de alguns projetos do Executivo, bem como encaminhar pedidos de emendas parlamentares federais para serem aplicadas em ações e projetos em nossa cidade.
Os recursos estão em Brasília. Para buscá-los precisa-se de bons projetos e contatos com nossos representantes no Congresso Nacional.
Ao longo de dois dias, percorri os corredores do Congresso em busca de recursos. Apresentamos projetos da nossa cidade e nossos representantes se comprometeram em destinar investimentos para Montenegro no próximo ano. Os pedidos de emendas foram entregues em mãos aos deputados e senadores.
O senador Luís Carlos Heinze, do Progressistas, sinalizou positivamente com um valor para a saúde e infraestrutura do município. Já o deputado federal Covatti Filho, também do Progressistas, deve indicarum valor para a aplicação em projetos de infraestrutura turística e pavimentação asfáltica na cidade.
Entre os projetos que apresentamos estão a construção de uma “Rua Torta” na subida do Morro São João, ao estilo da charmosa rua existente na cidade de Gramado. Esta indicação protocolei na Câmara de Vereadores de Montenegro e encaminhei ao Prefeito Municipal na semana passada. Além disso, apresentamos também o anteprojeto arquitetônico de revitalização do prédio histórico na beira do Cais do Porto, antiga sede da BioCitrus.
Volto de Brasília muito satisfeito. Conseguimos estabelecer contatos e parcerias importantes, garantindo uma maior proximidade com deputados e senadores, principalmente com parlamentares do meu partido. Essa articulação política se faz necessário, pois desta forma, conseguimos garantir os recursos necessários para tirar projetos importantes do papel. Com isso, podemos, juntos com o Poder Executivo, entregar o maior número de obras e reformas para a cidade de Montenegro.