Dia do Gaúcho

Estamos nos aproximando do dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do Gaúcho. Nesta data celebramos o início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil e que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul.

O dia 20 de setembro é uma data para resgatar a nossa história e cultura. Comemorar o Dia do Gaúcho é celebrar a conquista de um povo que tem identidade, cultura e tradição. É reviver e rememorar os caminhos e processos que definiram os nossos costumes. Falando em costumes, temos algumas peculiaridades que só quem é daqui entende.

Somos o povo que toma chimarrão, pode ser na praia no campo ou em qualquer lugar. Tendo uma térmica e cuia na mão, já sabe que é um gaúcho matando a sede. Adoramos um churrasco, mas nem só disso que vive um bom gaúcho. Existe também o tradicional arroz carreteiro, o prato que já faz parte da nossa culinária.

Nós gaúchos temos também uma forma típica de se vestir e de se apresentar ao público. Por aqui o traje tradicional recebe o nome de pilcha gaúcha, contendo os elementos característicos como: bombacha, camisa, lenço, chapéu, botas e guaiaca. Inclusive existe uma lei que oficializa o traje como sendo de honra e uso preferencial no Rio Grande do Sul.

Sabemos o hino do nosso estado na “ponta da língua.” No Brasil é muito difícil encontrar um estado onde tanta gente saiba cantar o hino da sua terra. No Rio Grande do Sul é motivo de orgulho entoar o hino com garra e entusiasmo: – “Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra”.

Por fim, usamos muitas expressões, que para quem não conhece até encontra certa dificuldade para desenvolver uma conversa. Usamos muito “bah”, “tchê”, entre tantas outras.

Apesar de resgatar e enaltecer algumas de nossas práticas e costumes, o dia 20 de setembro também serve como um momento de reflexão e de olhar para o futuro do nosso estado.

Neste ano, teremos a oportunidade de escolher aqueles que vão nos representar nos próximos anos. No dia 02 de outubro, vamos às urnas para escolher o governador, senador e deputados. Por isso, é importante que façamos as escolhas certas, de acordo com os nossos ideais e o que pensamos para o nosso Rio Grande do Sul.

As escolhas que faremos nas urnas serão determinantes para o nosso estado daqui para frente. Se resgatarmos um pouco da nossa história política, veremos que o Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro que nunca reelegeu um governador, desde que foi instituída essa possibilidade, em 1998. Isso mostra um traço da nossa cultura política, que tem optado ultimamente pela mudança.

Neste 20 de setembro, vamos refletir, passar de pai para filho a nossa tradição, tomar chimarrão, comer churrasco e arroz carreteiro, usar a pilcha gaúcha, conhecer nossas lendas e principalmente a nossa história. É dia de honrar a de mostrar o orgulho de ser gaúcho.

Últimas Notícias

Destaques