Criação de uma Frente Parlamentar de Enfrentamento às enchentes

Em decorrência ao atual cenário das condições climáticas e suas alterações, bem como as recentes enchentes que atingiram a cidade de Montenegro, sendo três em um período de menos de seis meses, urge a necessidade de tomar medidas para minimizar a problemática das cheias do Rio Caí. Apenas com a enchente do mês de novembro, mais de 1.600 famílias tiveram suas residências atingidas pela água na nossa cidade.

Na semana passada, protocolei um requerimento solicitando à Câmara Municipal de Montenegro a instalação de uma Frente Parlamentar de Enfrentamento às enchentes. A criação dessa frente parlamentar representa um compromisso coletivo para identificar, planejar e buscar alternativas que possam minimizar os impactos causados pela enchente. Desta forma, entendo a necessidade de discussão do tema pelo poder público em todas as suas esferas e também por lideranças da comunidade local, visando um melhor entendimento das ações que devem ser tomadas para se buscar os recursos financeiros e técnicos necessários para que ações efetivas sejam implementadas.

É importante salientar a existência de um estudo preliminar no processo de amenização dos efeitos causados pelas cheias no trecho Baixo do Rio Caí. No entanto, na análise realizada notou-seque esse estudo está incompleto, fazendo-se necessárioum estudo complementar que contemple a totalidade da Bacia Hidrográfica do Rio Caí, tendo como foco também os municípios de Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí e Harmonia. Na Câmara de Vereadores já realizei duas reuniões para abordar o assunto e pautar as ações.

Além disso, encaminhei uma indicação ao Executivo Municipal para queinterceda, junto ao Governo Federal, na busca de recursos financeiros para realizar esseestudo complementar da Bacia Hidrográfica do Rio Caí. Em 2016, fora recomendado pelo Ministério das Cidades, que toda a bacia do Rio Caí fosse contemplada no estudo para que as alternativas estruturais pudessem ser implementadas, não somente a região do Baixo do Rio Caí. Portanto, antes de qualquer ação se faz imprescindível a complementação do estudo já existente. Também, encaminhei um ofício ao Ministério das Cidades, para que seja avaliada a possibilidade de realização e aplicação de recursos para o complemento dos estudos para resolveresse problema histórico no Vale do Caí.

Este é apenas o começo de uma caminhada que requer muita persistência e união de todos. Como vereador, dentro das minhas atribuições, tenho demonstrado interesse em enfrentar esse problema, unindo esforços em busca de alternativas para o enfrentamento das cheiasno nosso município.
Contem comigo!

Últimas Notícias

Destaques