Começar um negócio não é fácil para ninguém. Fazê-lo prosperar, então, pode ser ainda mais desafiador. No entanto, existem algumas maneiras de incentivar o empreendedorismo: uma delas é através das incubadoras empresariais.
As incubadoras empresariais são espaços que apoiam pessoas que desejam criar negócios com propostas inovadoras, ou seja, micro e pequenas empresas que estão começando ou que estejam em operação inicial, e que buscam empreender na sua cidade. O objetivo da incubadora empresarial é a inclusão e o apoio ao desenvolvimento empresarial por meio de diversas ferramentas de gestão, buscando com que o novo empreendedor consiga se sustentar nos primeiros anos. Esse é um processo que possibilita o desenvolvimento do próprio negócio, tornando a vida de empresário menos complicada.
A cidade de Montenegro possui uma Incubadora Empresarial, mas que atualmente encontra-se desativada. Como vereador, o meu objetivo é reativar esta incubadora. Desde o início do meu mandato venho trabalhando para colocar esse espaço, localizado no Bairro Municipal, em condições adequadas parareceber os pequenos empreendedores do nosso município. Não é a toa que já convoquei diversas reuniões nesta Casa Legislativa para fazer com que a reforma do prédio saia de uma vez do papel.
Foi por isso que no ano passado aprovamos na Câmara de Vereadores o projeto de lei do Executivo Municipal, solicitando a concessão de incentivo ao Grupo Imec. Entre os benefícios estava à isenção do IPTU na instalação do prédio do supermercado Desco, localizado na Timbaúva. Em contrapartida a empresa ficou responsável por fazer o projeto e a execução da reforma da incubadora empresarial, mas até agora nada.
Como a reforma nem sequer saiu do papel, estou encaminhando, mais uma vez, um pedido de informação ao Executivo questionando os prazos de entrega, que conforme o projeto deveria ser de 6 meses após a sua validação.
Quero saber por que tanta demora para iniciar a reforma, quando começam de fato as obras, qual o prazo para a conclusão e como está o andamento deste projeto? Precisamos dar essas respostas às pessoas que aguardam para começar a empreender na cidade.
Têm empreendedor esperando até agora para se abrigar na incubadora e começar a desenvolver os seus negócios no nosso município. A reforma deste espaço precisa acontecer o mais breve possível, oportunizando mais mão de obra, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda para a população.
Sabemos o quanto é difícil e burocrático empreender no país, por isso, seguirei trabalhando para que a reforma da incubadora comece a funcionar o quanto antes, oferecendo uma estrutura configurada para agilizar e favorecer micro e pequenas empresas montenegrinas.